O Dia dos Namorados é conhecido na maior parte do mundo como Dia de São Valentim [bispo]. A data teria surgido no século III em Roma baseada na Igreja Católica.
Hoje, no século 21, a data tem apelo comercial forte junto com o Dia das Mães, Natal e Dia das Crianças.
A data é uma homenagem, pois o que importa é como a relação é construída. O mais importante é o carinho, o amor, o ato no dia a dia. O Dia dos Namorados é apenas uma forma de homenagear.
Segundo consta na história sobre o Dia dos Namorados, na Roma antiga estava cada vez mais difícil conseguir homens dispostos a servir o exercito romano. Muitos homens jovens relutavam em abandonar suas mulheres e filhos para lugar em guerras romanas.
Com isso o imperador da época chamado Cláudio II determinou a proibição do casamento de jovens. São Valentim não gostou da ideia e começou a realizar casamentos escondidos indo contra as determinações do imperador. Quando foi descoberto Valentim acabou preso. Muitos jovens ficaram revoltados e começaram a fazer manifestações em nome do amor e da união. A história diz que a filha cega do carcereiro que cuidava de Valentim teve a permissão do pai para visitar o santo. Os dois acabaram se apaixonando e a filha do carcereiro milagrosamente começou recuperou a visão. No dia 14 de fevereiro do ano de 270 Valentim foi decapitado. Posteriormente acabou se tornando um santo da igreja católica.
Ele foi enterrado na Via Flaminiana, no lugar onde foi martirizado e neste local o Papa Júlio I mandou levantar uma basílica.
No Brasil o dia dos namorados não está diretamente relacionado com o dia 14 de fevereiro que é a data usada na maioria dos países. No Brasil a data usada é o dia 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio, santo casamenteiro.

COMPATILHAR: