Redação UN

O sonho de ver as águas dos Lagos de Furnas e Peixoto correndo de forma abundante e propiciando o aquecimento de vários setores da economia das regiões onde estão, está próximo de virar realidade.

Na manhã desta quarta-feira (2), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição Estadual 52/2020, de autoria do deputado Professor Cleiton/PSB, foi aprovada, por 64 votos, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Com a aprovação e consequente promulgação da proposta, que deve ocorrer nos próximos dias pelas mãos do presidente da Casa, o deputado Agostinho Patrus/PV, os Lagos se tornarão patrimônios do Estado de Minas Gerais, previstos na Constituição Estadual.

Além disso, fica estabelecida a cota mínima dos Lagos de Furnas – 762 e de Peixoto 663,  viabilizando o uso múltiplo das águas, além da geração de energia elétrica, para toda a região Sul, Sudoeste e Centro-Oeste de Minas Gerais, propiciando a retomada das atividades de 34 municípios lindeiros, apenas em Furnas.

Quanto à emenda proposta ontem (01), 26 deputados votaram sim e 24 não. Com esse placar, a emenda não alcançou o número necessário e foi rejeitada, conforme pedido do deputado Professor Cleiton e manifestação dos ativistas dos lagos, que haviam, inclusive, feito uma nota de repúdio à proposta.

Em áudio divulgado após a aprovação, o autor da proposta agradeceu toda a força da população que vive próxima aos lagos, que se mobilizou, em especial nas redes sociais, e pressionou autoridades para que o tombamento e o estabelecimento das cotas mínimas ocorressem. Confira a fala do deputado.

COMPATILHAR: