Diversas atividades foram realizadas na Praça Tonico Rabelo, em Pains, no domingo (7), em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado no dia 6 de abril. O Unifor foi parceiro do evento que teve como tema ?Atividade física sem barreiras?.
Com o objetivo de promover a saúde da população, vários serviços foram oferecidos para centenas de pessoas que passaram pelo local.
Os cursos de educação física (bacharelado e licenciatura) promoveram uma gincana, com provas que envolveram atividades motoras, intelectuais e cognitivas, além de tarefas relâmpago. Houve ainda palestras sobre como prevenir o diabetes e a hipertensão. A gincana contou com a participação de duas equipes, compostas por crianças, adolescentes, adultos e idosos, como uma forma de promover a integração entre a comunidade e favorecer a convivência social.
Alunos de educação física, supervisionados por professores, também promoveram aula de dança, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), Relação Cintura Quadril (RCQ) e uma caminhada, no centro da cidade, que é uma atividade viável de ser feita, com custo praticamente zero e que não necessita de equipamentos, basta um calçado confortável.
Os professores e alunos do curso de enfermagem fizeram testes de glicemia, aferição da pressão arterial e orientações diversas sobre a saúde.
Durante o evento, os representantes do curso de fisioterapia fizeram massagem, também aferiram a pressão arterial, distribuíram folders explicativos de como prevenir doenças cardiovasculares, dicas de como combater o sedentarismo, dicas posturais e de como a pessoa deve se portar ao fazer atividades físicas.
As pessoas que passaram pela praça também puderam cuidar da beleza. Os alunos do curso de estética fizeram maquiagem, unha e penteados, e ofereceram orientações sobre como usar o protetor solar, tanto mulheres quanto homens, inclusive à noite (pelo menos três vezes ao dia), para melhor proteger a pele.
O curso de biblioteconomia também esteve presente com o projeto ?Leitura: Asas da Liberdade?, com apresentação de peça de teatro e pintura de rosto, além do projeto ?Leitores em Rede? que consiste na distribuição de livros como incentivo à leitura.
Segundo os coordenadores dos cursos que participaram do evento, o contato com a comunidade é uma forma de levar cultura, informação, orientações e de promover uma troca de experiências. Eles alertaram para a importância da atividade física como forma de prevenir doenças, de ter uma boa alimentação, se hidratar e fazer alongamentos antes dos exercícios físicos.
O secretário de Esportes da cidade de Pains, Reinaldo Gonçalves, destacou a importância da parceria do Unifor para o sucesso do evento. Ele agradeceu ao Centro Universitário pela participação nas comemorações do Dia Mundial da Atividade Física e ressaltou que espera que essa parceria continue nos outros anos. O público presente também aprovou a iniciativa e os serviços oferecidos pelos representantes da Instituição.

COMPATILHAR: