Minas Gerais entra mais uma vez na Campanha do Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que já está em sua XIV edição. As atividades reúnem, no dia 24 deste mês, 1500 médicos voluntários e outros profissionais da área da saúde que orientam a população sobre a doença, suas formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce. A ação acontece em 25 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
No Estado, as atividades são coordenadas pela regional mineira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-MG) e tem o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Os atendimentos serão realizados, de 9h às 15h, em oito postos: Alfenas, Belo Horizonte (em dois centros), Barbacena, Campina Verde, Juiz de Fora, Patos de Minas e Uberlândia Nestes locais, pacientes passam por exames e caso haja a suspeita de câncer da pele são encaminhados para diagnóstico complementar e tratamento, todo coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a SBD, o câncer da pele é dividido em dois grupos distintos: o não melanoma, mais frequente e menos agressivo, acomete mais as populações de pele clara. São tumores de crescimento lento, localmente invasivos e raramente resultam em metástase a distância. É uma doença com altas taxas de cura se tratada de forma adequada. Já o tipo melanoma é menos frequente do que os outros tumores da pele, porém sua letalidade é mais elevada. Acomete principalmente pessoas de peles claras. Se detectados em estágios iniciais são curáveis e com bom prognóstico.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam o câncer da pele como o mais comum no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Em 2012, o órgão espera 62.680 casos novos do tipo não melanoma entre homens e 71.490 em mulheres. Para o melanoma, são aguardados 3.170 casos novos no público masculino e 3.060 no feminino. Um total de cerca de 140 mil novos registros. Nas mulheres o não melanoma é o mais frequente em todas as regiões, com um risco estimado de 91/100 mil na região Sudeste.
Em Minas Gerais, são aguardados 15.210 casos de câncer da pele, sendo 530 melanoma e 14.680 não melanoma. Destes casos, somente em Belo Horizonte são esperados 2.150 casos diagnosticados, sendo 80 do tipo melanoma e 2.070, não melanoma.
Segundo a coordenadora da campanha em Minas, a dermatologista Maria Luiza Pires de Freitas, o câncer da pele de maneira geral é mais comum em pessoas acima dos 40 anos e acomete tanto homens como mulheres. ?Os principais fatores de risco segundo a especialista são: pele, cabelos ou olhos claros; sardas no rosto e nos ombros; dificuldade para bronzear; pintas múltiplas; história na família e queimaduras solares prévias?, explica Freitas.
A dermatologista ainda chama a atenção de que a principal forma de prevenção da doença é a proteção contra raios ultravioletas. Médicos recomendam o uso de bonés ou chapéus de abas largas, roupas e filtros solares e a não exposição ao sol de maneira excessiva, entre os horários das 10h às 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa. ?O dano provocado pelo abuso da exposição solar é cumulativo. Por isso, os cuidados devem ser tomados desde a infância?, ressalta a médica.
Maria Luiza explica que o filtro solar deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15. ?É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material?, alerta a dermatologista. Mais informações sobre a XIV Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele pelo telefone 0800 7013187 ou no site www.sbd.org.br.

COMPATILHAR: