Durante toda a semana (de 18 a 22 de maio) várias atividades foram desenvolvidas no município em comemoração ao dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é comemorado há 21 anos no dia 18 de maio. Um dos principais objetivos da data é quebrar o paradigma de que pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental não podem viver em sociedade.
As atividades foram desenvolvidas pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial ? CAPS e começaram com uma carreata pelas principais ruas da cidade na manhã de segunda-feira. Também foram realizados um culto ecumênico (dia 19) e uma seresta nas dependências do CAPS (dia 21).
Como no ano passado, durante toda a semana foi montada uma feira na praça Getúlio Vargas, onde foram vendidas peças produzidas pelos próprios pacientes nas oficinas de terapia ocupacional, mostrando que além de poder conviver e bem em sociedade, esses pacientes ainda podem produzir.
Para encerrar as comemorações, nessa sexta-feira (22), pacientes e familiares participarão durante todo o dia de uma confraternização nas dependências da Praia Popular.
Luta Antimanicomial
O dia foi escolhido por ser a data de fundação de um dos maiores hospitais psiquiátricos do país, o Juquery de Franco da Rocha, localizado no Estado de São Paulo, símbolo maior do processo de isolamento social do ser humano com tratamento degradante, segregando o paciente do seu meio social.
Diante disso, o dia 18 de maio passou a ser a data nacional da luta contra os manicômios, que deve ser comemorada lembrando que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, fazem parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo mais humano possível. É dia também de reafirmar o compromisso com a causa antimanicomial, pelo fim dos hospícios, vistos como instituição ultrapassada; dia de comemorar a implantação dos CAPS em todo o país, que são o resultado do movimento da Reforma Psiquiátrica que adota serviços substitutivos aos manicômios e já conseguiu desospitalizar muitos internos e reduzir o número de leitos psiquiátricos.

COMPATILHAR: