Um pâncreas artificial, que monitora os níveis de glicose no sangue e libera, automaticamente, quantidades adequadas de insulina, promete revolucionar o tratamento de diabetes tipo 1, no qual o paciente precisa tomar injeções diárias de insulina para controlar a doença.
Pesquisadores da Universidade de Cambridge testaram o aparelho e dizem que ele está pronto para ser usado por diabéticos em casa. Eles fizeram a pesquisa com 24 pacientes hospitalizados. Os resultados foram publicados no periódico British Medical Journal.
De acordo com os pesquisadores, o aparelho combina um sensor de glicose implantado no corpo a uma bomba com cateter, que libera a insulina. Ao detectar variações nos níveis de glicose, o sensor dispara sinais de radiofreqüência para a bomba, que libera a quantidade de insulina adequada.
No estudo que testou o dispositivo, os pacientes foram divididos em dois grupos: um se alimentou com quantidades razoáveis de comida e outro comeu excessivamente e bebeu álcool. Muita comida e bebida aumentam a quantidade de açúcar no sangue e mais insulina é necessária. O pâncreas artificial detectou corretamente as diferentes necessidades e conseguiu controlar os níveis de glicemia nos dois grupos.

COMPATILHAR: