Na tarde de segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde de Córrego Fundo promoveu uma reunião com os diabéticos cadastrados pela pasta para que pudessem receber informações sobre a campanha de vacinação, sobre a importância da imunização e para que pudessem ser vacinados. A atividade ocorreu na quadra anexa à Secretaria de Políticas Sociais (Quadra do Djalma) e, nesta ocasião, 36 pessoas foram vacinadas.
Ministrada pela enfermeira-chefe da Unidade de Saúde Padre Dionísio, Aline Cristina Miranda Araújo, a palestra trouxe aos participantes informações sobre a diferença entre um resfriado e gripe; a gravidade da gripe; o grande índice de óbitos, principalmente entre idosos e portadores de doenças crônicas; e marcos de epidemias de gripe na história; dentre outros dados abordados.
Sobre a prevenção da gripe, os principais cuidados apontados foram quanto a higiene das mãos, que devem ser lavadas e, sempre que possível, esterilizadas através do uso do álcool; bem como o ato de cobrir o rosto quando tossir ou espirrar.
?A Vacinação contra a gripe Influenza tem contribuído muito para evitar complicações e óbitos de pessoas idosas e portadoras de doenças crônicas, especialmente no período mais frio do ano?, explicou a enfermeira. Devem se vacinar idosos, com idade a partir de 60 anos; crianças com idade entre 6 meses e 2 anos; trabalhadores da área da saúde; gestantes e parturientes de até 45 dias após o parto; e pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, doenças hepáticas, neurológicas, respiratórias, cardíacas, renais, portadores de imunossupressão, obesos (grau III) e transplantados, com prescrição médica. A campanha de vacinação ocorre entre o dia 15 e 16 de abril.
Periodicamente, a Secretaria de Saúde promove reuniões de orientação para grupos cadastrados de diabéticos, hipertensos e gestantes.

COMPATILHAR: