No dia 6 de agosto, foi realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Formiga, onde foi apresentada e aprovada a proposta metodológica que define os procedimentos a serem adotados no norteamento de todo o processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em Formiga.
A primeira etapa do plano foi concluída. No sábado passado (21), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma capacitação para a elaboração do diagnóstico habitacional do município, onde se deu início à segunda etapa da elaboração do PLHIS.
Esta capacitação, ministrada pelo professor Osmar Chevez, da Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (Feta), teve como objetivo, nivelar informações sobre a realização do diagnóstico habitacional, que será realizado em vários bairros da cidade além de algumas comunidades da zona rural, que foram elencadas pelo Grupo Gestor do PLHIS, como áreas de interesse social.
De acordo com o coordenador Local do Plano Local de Habitação de Interesse Soci, Rodrigo Viana, participaram da capacitação lideranças comunitárias, Equipe Gestora do PLHIS, composta por servidores das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana, representante do Conselho Municipal de Habitação, acadêmicos das áreas de serviço social e engenharia ambiental, do Unifor-MG que estarão diretamente envolvidos na elaboração deste diagnóstico.
A realização do diagnóstico será no dia 11 de setembro (sábado), de 8h às 17h, por meio da aplicação de um questionário elaborado por técnicos da Feta, consultoria contratada pela Prefeitura para dar suporte técnico na elaboração do PLHIS, contando com o envolvimento das lideranças comunitárias na divulgação desta ação e de alunos do Unifor-MG, que aplicarão os questionários nas diversas regiões do município.
Ainda segundo Rodrigo Viana, de posse desses questionários e depois de tabulados e processados, resultarão principalmente na divisão das demandas nas seguintes categorias:
? Déficit habitacional;
? Moradias que apresentam deficiências graves de infra-estrutura;
? Demanda habitacional reprimida ? (Famílias com renda total acima de 3 salários mínimos., que não possuem residência própria;
? Habitações em área de risco;
? Condições de acessibilidade para deficientes;
? Habitações com necessidade de regularização fundiária;
? Habitações em áreas verdes, sistema de lazer e áreas institucionais.

Os bairros e os locais onde serão aplicados os questionários são os seguintes:
Recanto da Praia, Vargem Grande, Alto da Praia, Vila Colorida, Rosário, Vila Padre Remaclo, Santa Luzia e São Raimundo, Lajinha, Novo Horizonte, Alto do Pequi, Água Vermelha, Vila São Vicente, São Lourenço, D?el Rey, Mangabeiras, Saudade. Rosa Mística, Ouro Verde, José Honorato, Ouro Branco, Jardim Montanhês, Novo Santo Antonio, Rua da Charqueada, Engenho de Serra, São Luiz, Capitão Nunes, Elza Dinorah, Belvedere, Industrial e Maringá.
Comunidades rurais: Albertos, Boa Esperança, Pontevila e Baiões.

COMPATILHAR: