Com o aumento do poder de compra do brasileiro e inúmeras ofertas de pacotes de viagem, cresce a quantidade de brasileiros que viaja ao exterior. Para os marinheiros de primeira viagem, é preciso ressaltar dicas importantes.
A primeira coisa a ser feita é providenciar o passaporte. Com exceção de países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru), onde é permitido entrar apenas com a apresentação do documento de identidade, os demais requerem um passaporte. O viajante obtém o documento na Polícia Federal, após agendamento no site oficial.
Em seguida, é preciso observar se o país de destino requer visto. Isso acontece com os EUA, Austrália e Canadá, por exemplo. Para visitar países da Europa, por menos de 90 dias, não é preciso obter tal documento. Entretanto, na alfândega, é imprescindível apresentar o voucher do hotel ou carta de quem irá hospedar o turista, além de cartão de crédito internacional, reserva de dinheiro e a passagem de retorno ao Brasil.
Basta verificar a documentação necessária, separar um dinheiro extra e arrumar as malas.

COMPATILHAR: