Comer alimentos salgados favorece o nascimento de meninos, e comer doces, de meninas. Até pouco tempo, isso soava como crendice popular pouco confiável. No entanto, um estudo divulgado pela Universidade de Pretória, na África do Sul, está tentando confirmar a tese.
A experiência foi conduzida em camundongos. Os animais com um baixo nível de açúcar no sangue –ou seja, com uma dieta rica em açúcar– dão à luz a mais fêmeas do que machos.
Os pesquisadores separaram as mamães camundongos em dois grupos: administraram a 20 animais a dexametasona, um esteróide que mantém baixo o nível de açúcar no sangue, e alimentaram outros 20 animais com uma dieta normal. Comparando a prole das duas amostragens, pode-se perceber que os machos no primeiro grupo eram 41%, enquanto no segundo grupo chegavam a 53%.
Ainda não é claro como o nível de açúcar pode influenciar no sexo da geração, disse Elisa Cameron, a pesquisadora que conduziu o estudo. Segundo os pesquisadores, o evento poderia ser identificado também nos seres humanos: no homem, a dieta poderia alterar a proporção de espermatozóides que carregam cromossomos masculinos e femininos; nas mulheres, o útero poderia criar condições mais ou menos favoráveis para um ou outro sexo.
Este trabalho aumenta a possibilidade de que a alimentação influencie na proporção de homens e mulheres nas populações. Além disso, permitiria entender a teoria evolutiva, segundo a qual os animais seriam capazes de selecionar o sexo de sua prole, explicou Cameron.

COMPATILHAR: