As eleições aconteceram em mais de 4 mil municípios, nos quais 1 milhão e 350 mil filiados estavam aptos a votar. Os filiados tiveram de 9h às 17h para se dirigirem aos locais de votação.
Em Formiga, segundo a assessoria de comunicação do partido, a eleição transcorreu de forma tranquila. Dois candidatos concorriam a presidência. O ex-vereador, por dois mandatos, Marcos Ferreira da Silva (Marquinhos do PT) e o atual secretário de Organização do Partido na cidade, Dimas José Silva.
Segundo o atual presidente, Altair Ribeiro, o processo transcorreu dentro de princípios democráticos. Os debates internos para o PED 2009 foram muito bons. Estou satisfeito por terminar este mandato com muito êxito em todas as tomadas de posição à frente do partido, finalizou.
Em Formiga, 171 filiados estavam aptos a votar, mas a adesão foi bem abaixo disso e apenas 42 filiados confirmaram a presença e elegeram a nova diretoria para as chapas a nível nacional, estadual e municipal.
Com 34 votos recebidos, Dimas José foi eleito presidente do PT Formiga. A sua chapa, A Estrela Sobe, única chapa completa inscrita, foi confirmada por 31 filiados. Marquinhos do PT teve a candidatura isolada.
De acordo com o presidente eleito, Dimas José, junto ao nossos companheiros do PT Formiga, espero poder realizar os objetivos propostos durante a campanha. Esta eleição foi muito importante para o partido em Formiga, pois, pela primeira vez, houve uma disputa democrática entre dois candidatos, com direito inclusive a debates, motivando os companheiros a discutir não só os governos, nacional e municipal, mas o PT como um todo. Saímos fortalecidos. E a luta continua , arrematou o presidente eleito.
Em Formiga, a chapa nacional que obteve maior quantidade de votos foi a Partido para Todos. A estadual foi a Minas para Todos. Já para presidente, os formiguenses escolheram Dutra, com 16 votos, Magela teve 10 votos; enquanto para o PT estadual Reginaldo Lopes obteve 18 votos e Gleber Naime 16. Ao todo, no Estado, 11 chapas foram inscritas e na esfera nacional foram oito chapas. Candidatos a presidente no Estado foram cinco e em âmbito nacional, seis.
Em 2007, em todo o Brasil, mais de 325 mil filiados compareceram para eleger as novas direções do PT.

COMPATILHAR: