É preciso “tirar todos os poderes do Supremo”, afirmou José Dirceu (PT) em entrevista ao portal piauiense 180 graus. O ex-ministro também disse que é preciso mudar o nome da corte. “Não sei por que chamam Supremo. Deveria ser só Corte Constitucional”, declarou. Dirceu argumentou ainda que “Judiciário não é poder da República. Ele é um órgão, mas se transformou em um quarto poder. Se o Judiciário assume poderes do executivo e do legislativo caminhamos para o autoritarismo”, disse.

Ele também criticou o Ministério Público e afirmou que ele, junto ao Supremo, se transformou num quarto poder. “É uma democracia maculada. Quando um ministro do Supremo muda um decreto presidencial estamos caminhados para uma ditadura da toga”, afirmou. “Nunca se fala sobre corrupção no judiciário. Não tem toga suja”, criticou.
Essa não é a primeira fala polêmica de José Dirceu. Na semana passada o petista afirmou que o PT “vai tomar o poder”. “Acho improvável que o Brasil caminhará para um desastre total. Na comunidade internacional isso não vai ser aceito. E dentro do país é uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição”, disse.
José Dirceu foi condenado a 30 anos de prisão na Operação Lava-Jato, mas foi solto pela segunda turma do STF em junho deste ano.

 

Fonte: Estado de Minas||https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/10/01/interna_politica,993222/dirceu-afirma-que-e-preciso-acabar-com-poderes-do-supremo.shtml

COMPATILHAR: