Durante a reunião da Câmara Municipal de segunda-feira (7), alguns membros da diretoria da Associação de Auxílio ao Deficiente Físico (Asadef) estiveram no plenário e levaram uma carta de esclarecimento à população. O documento informa aos moradores do bairro Santo Antônio que a entidade não sabe o real motivo de o Programa de Saúde da Família (PSF) não estar mais funcionando no local e, ao mesmo tempo, a nota questiona a Secretaria Municipal de Saúde pelo ocorrido.
O documento lido no plenário da Câmara relata que a diretoria da entidade pretendia renovar o contrato com a Prefeitura e que o PSF prestava grandes benefícios aos moradores do bairro. A diretoria da entidade ressalta ainda que nunca foi pago nenhum aluguel referente à fisioterapia, que é oferecida no local. Segundo à carta, os aparelhos pertencem à Asadef e a Secretaria de Saúde não presta manutenção, não é de interesse da entidade que a Secretaria de Saúde retire o PSF do local e sim que haja uma parceria justa.
O contrato entre a Prefeitura e a Asadef termina no dia 30 de junho. O primeiro secretário da entidade, Walter Faria, esteve na reunião da Câmara esta semana e ressaltou em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias que ninguém da Secretaria de Saúde comunicou a suspensão do atendimento ?Infelizmente, a população está alegando que fomos nós da Asadef que tiramos o PSF do local, o que não é verdade. Em relação ao contrato, pode até haver uma reincidência, acarretando em multas. Desde o dia 12 de fevereiro estamos encontrando dificuldades em relação à Secretaria de Saúde, eles não respondem mais os nossos ofícios?, contou Walter Faria.
Na secretaria
A redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias entrou em contato com a ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde para as devidas explicações. A assessora Fernanda Matias informou por meio de uma nota que, infelizmente, o prédio onde funciona a Asadef, local em que as atividades do PSF eram desenvolvidas, não oferecia as adequações necessárias para o Programa de Saúde da Família. Por isso, a necessidade de que o posto fosse desativado. Ela alega que a medida que foi estudada há vários meses pela Prefeitura e exposta aos moradores dos bairros próximos, antes de ser tomada.
Segundo a ouvidoria, a comunidade pertencente ao PSF que funcionava no prédio da Asadef agora está sendo atendida pelas unidades de saúde do bairro Bela Vista e do bairro Vargem Grande, até que o novo posto de saúde seja construído no bairro Areias Brancas, no local onde funcionava a quadra de esportes. A assessora ressalta que foi um empreendimento que teve a aprovação da comunidade, por meio de um plebiscito realizado pela Câmara Municipal, com a comunidade que solicitou a obra naquele espaço.
Ainda de acordo com a nota, a entrega do imóvel pela Secretaria Municipal de Saúde à Asadef foi feita antes do prazo de vencimento do contrato por se tornar indispensável para que fossem tomadas todas as medidas que abrangem um contrato de aluguel, como exemplo a análise da situação atual do imóvel no ato de sua devolução.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que mantém um vínculo com a diretoria da Asadef e alega que os ofícios encaminhados por aquela instituição são referentes ao aluguel da sala de fisioterapia e nada tem em comum com o PSF.
Segundo as explicações, não há possibilidade de que o PSF volte a funcionar no prédio da Asadef porque a suspensão dos trabalhos naquele prédio foi analisada por um longo tempo e faz parte de todo um processo para a melhoria do atendimento à população, que sempre foi informada sobre esses fatos. A mudança não é culpa de ninguém e a direção da Secretaria Municipal de Saúde sempre respeitou a equipe da Asadef e está sempre à disposição para qualquer esclarecimento, dia a nota.
O setor de ouvidoria diz ainda que todas as medidas da Secretaria Municipal de Saúde têm sido discutidas com a comunidade e a mudança do PSF não é nenhuma surpresa. ?A equipe da Secretaria Municipal de Saúde espera que a comunidade possa entender esse momento de adaptação e tão logo possam desfrutar da nova unidade que será construída no Bairro Areias Brancas. Até que isso se torne realidade, a secretaria pediu a compreensão de todos daquela região?, conclui a nota.

COMPATILHAR: