Toma posse na quarta-feira (3), a primeira Diretoria da Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas – AACO/MG, que tem como presidente, Sérgio Eustáquio Ribeiro Martins.

A solenidade acontecerá em Divinópolis, no Centro de Eventos Yellow Hall a partir das 20h e receberá, além dos advogados associados, diversas autoridades do cenário jurídico mineiro e nacional.

A associação

Fundada em janeiro de 2016, a Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas – AACO/MG surge para unir as subseções das OABs e, junto da Seccional OAB/MG, representar as aspirações da classe advocatícia e da sociedade civil nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Idealizada pelo advogado e empresário Sérgio E. R. Martins, a AACO/MG é constituída de profissionais devidamente inscritos na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e busca estimular a aproximação dos advogados do Centro-Oeste de Minas.

Com quase dois meses de existência a associação já possui cerca de 200 membros, representando, inicialmente, em torno de 20 cidades do centro-oeste mineiro. Além de Divinópolis, onde está sua sede, possui associado em Formiga, Arcos, Oliveira, Itaúna, Cláudio, Bom Despacho, Itaguara, Nova Serrana, Santo Antônio do Monte, Perdigão, Piumhi, Carmo do Cajuru, Carmópolis, dentre outras. A capital mineira também está representada na associação, com vários advogados associados.

Entre seus associados efetivos está advogado Raimundo Cândido Júnior, ex-presidente da OAB Seção Minas Gerais.

 

Objetivos

A AACO objetiva fortalecer a união da classe e difundir os princípios éticos da advocacia. Capacitar e oferecer aos advogados associados serviços que facilitem sua vida pessoal e o exercício da sua profissão. Defender as Constituições Federal, Estadual e as leis orgânicas dos municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais, em especial. Criar ou sugerir projetos de leis Municipais, Estaduais e Federais.  Promover projetos sociais em parceria com a sociedade em geral. Manifestar-se sobre assuntos de relevância jurídica de interesse da classe e da sociedade em geral, buscado o bem comum coletivo. Esses são apenas alguns dos objetivos da Associação.

 

Estudantes e bacharéis

A AACO também se preocupa com o futuro da advocacia. Por isso, criou uma categoria de associado especial e uma comissão específica de trabalho e estudo, para capacitar os estudantes, bacharéis e estagiários de direito.

 

Comissões

Para consolidar os projetos da associação, o presidente da AACO/MG criou e organizou dezenas de comissões temáticas de estudo e trabalho, que se encontram em plena atividade, são elas:

 

COMISSÕES JURÍDICAS:

Comissão de Direito Administrativo e Constitucional;

Comissão de Direito Ambiental;

Comissão de Direito Civil;

Comissão de Direito Comercial e empresarial;

Comissão de Direito Eleitoral;

Comissão de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho;

Comissão de Direito Penal e Processo Penal;

Comissão de Direito Previdenciário;

Comissão de Direito Tributário;

Comissão de Processo Civil.

 

COMISSÕES TÉCNICAS:

Comissão de Assuntos Políticos e Institucionais;

Comissão de Assuntos Sociais;

Comissão de Educação;

Comissão de Esporte;

Comissão de Estudantes, Bacharéis e Estagiários;

Comissão de Eventos;

Comissão de Imprensa;

Comissão de Saúde;

Comissão de Segurança pública.

 

Em cada comissão existem no mínimo 10 advogados que debatem assuntos da respectiva área, cujo propósito é a criação de projetos de leis Municipais, Estaduais e Federais, trabalhos acadêmicos, artigos e projetos sociais que ajudarão a classe advocatícia e a toda sociedade civil.

 

Em atuação

O presidente da AACO/MG, Sérgio Martins, esteve, recentemente, na OAB estadual, se reuniu com o presidente da OAB de Minas Gerais, Antônio Fabrício Gonçalves, para entrega de ofícios solicitando a intervenção da entidade estadual em questões ligadas aos interesses da advocacia.

Em Brasília, no último dia 23 de fevereiro, na posse do presidente do Conselho Federal da OAB, o advogado Claudio Lamachia, a Associação esteve representada pelo presidente administrativo Sérgio Martins, pelo presidente do Conselho Consultivo Marco Túlio e pelo assessor institucional Roberto Bastos.

Na oportunidade, o presidente da AACO/MG, em nome de todos associados, homenageou o Lamachia e o vice-presidente do Conselho Federal a OAB Nacional, o mineiro Luis Claudio Chaves, com duas placas parabenizando-os pela posse na entidade.

 

 

Fonte: Alinne Andrade – Assessora de Comunicação Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas||

COMPATILHAR: