Na reunião ordinária da Câmara Municipal do dia 21 de março deste ano, o vereador Mauro César/PMDB fez uma solicitação à diretoria da Santa Casa de Caridade de Formiga para que fosse informado à população formiguense os motivos de ainda não ter ocorrido o credenciamento do tomógrafo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o vereador, a população mais carente é obrigada a enfrentar o perigo das estradas em viagens para a realização de uma tomografia mais barata em outras cidades.
O ofício com a resposta da diretoria da Santa Casa, protocolado na Câmara na terça-feira da semana passada (19), ressalta que, conforme ofício anterior enviado em dezembro de 2010, a Santa Casa efetuou o cumprimento das premissas cabíveis referente ao credenciamento da tomografia do Centro de Imagem ?Dr. José Carlos Ferreira Pires? ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o documento, o processo de credenciamento, conforme rege orientações, foi encaminhado e encontra-se em posse da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis para fase de análise e aprovação.
A administração do hospital ressaltou no oficio: ?Gostaríamos ainda de salientar que os laudos radiométrico e de constância do aparelho encontram-se aprovados, e que a Santa Casa de Caridade de Formiga continua, mesmo que ainda não credenciada para a realização de exames de tomografia pelo SUS, atendendo as demandas de urgências do município, como em caso de pacientes politraumatizados e internados de urgência. Em relação ao convênio com o município, cabe ressaltar que se depara em fase de negociação, estando sujeito a avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Formiga. A Santa Casa, assim como a Câmara Municipal, não tem medido esforços para aperfeiçoar cada vez mais os serviços de saúde prestados a toda comunidade. Possuir 70% de nossas ocupações destinadas ao SUS e com estima de atendimento igualitário ao convênio particular, para nós é motivo de grande orgulho?, concluiu a diretoria no documento.

COMPATILHAR: