O comércio de bebidas alcóolicas em Divinópolis ficará restrito a partir desta sexta-feira (8) até domingo (10), segundo determinação divulgada na tarde desta quinta (7) em uma coletiva de imprensa, quando o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) informou que a medida será válida pelos próximos três dias. Também nesta quinta, o Executivo informou que Divinópolis avançará para a Onda Amarela do “Minas Consciente”.

Um decreto será publicado no Diário Oficial na edição desta sexta-feira (8) às 0h, oficializando a decisão. O desrespeito à proibição estará sujeito a autuação, com incidência de multa a ser fixada entre o mínimo de 10 e o máximo de mil UPFMDs e/ou interdição do estabelecimento pelo prazo mínimo de sete dias e de 14 dias, em caso de reincidência.

A atualização do valor foi aprovada durante reunião ordinária na Câmara dos Vereadores.

Proibição

Desta sexta-feira até o dia 10, está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, de qualquer natureza e tipo, inclusive venda por meio de delivery, independentemente do ramo de atividade comercial exercido. A norma deve ser observada por todo tipo de estabelecimento, ainda que informal, segundo a Prefeitura.

Para a edição do decreto, o Executivo esclareceu que foi levada em consideração a atual classificação do município na Onda Vermelha do plano “Minas Consciente”, que sugere “a necessidade de ampliação das medidas sanitárias”.

Outros fatores foram os encontros e festividades que têm promovido aglomerações de pessoas, com destaque para os eventos entendidos pelo Executivo como “clandestinos”, já que estão desautorizados pelos padrões sanitários vigentes.

Foi observado também a desmobilização de grande parte da sociedade quanto aos cuidados preventivos para o combate à pandemia, o que se assevera quando do consumo de bebida alcoólica.

Onda Amarela

A partir da próxima segunda-feira (11), Divinópolis estará novamente na Onda Amarela do programa “Minas Consciente”. A decisão também foi divulgada nesta quinta-feira (7), após reunião da Prefeitura com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Entretanto, a cidade permanecerá na fase Vermelha até sábado (9), conforme decreto publicado no dia 31 de dezembro. Enquanto o grupo se reunia nesta manhã, comerciantes fizeram um protesto do lado de fora do Centro Administrativo.

O Comitê e a Prefeitura estiveram em reunião durante toda a manhã desta quinta. Segundo o Executivo, a decisão de migrar para a Onda Amarela está baseada na avaliação semanal do Estado desta quarta (6) e será oficializada por meio de decreto que será publicado nesta sexta, no Diário Oficial.

De acordo com a avaliação do “Minas Consciente”, a microrregião na qual Divinópolis faz parte está sinalizada para a Onda Amarela. Contudo, a macrorregião continua sinalizada para a Onda Vermelha. Neste caso, cabe ao município definir qual onda irá seguir.

Alerta

Apesar da Prefeitura ter optado por sair da Onda Vermelha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) destacou que a pontuação que permite o município ficar na Onda Amarela está no limite.

Conforme a Semusa, se os índices não melhorem até na próxima semana, ocasião em que haverá nova avaliação por parte do Estado, é possível que Divinópolis tenha que regredir para a Onda Vermelha novamente.

A pasta disse ainda que irá definir mais regras para que o comércio, e demais serviços permitidos na Onda Amarela, possam funcionar de forma ainda mais organizada e segura.

Fonte: G1

COMPATILHAR: