Todas as pessoas do grupo prioritário que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Divinópolis, começaram a receber a segunda aplicação do imunizante nessa terça-feira (3).

As equipes de tático móvel da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) percorrem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD).

Segundo a Semusa, além da aplicação da segunda dose, a vacinação começou também a ser ampliada para os profissionais de saúde que ainda não tinham sido imunizados, por não atuarem diretamente com os pacientes com suspeita/confirmação de Covid-19.

Fazem parte do grupo prioritário os profissionais de saúde, idosos e pessoas de 18 a 59 anos com deficiência e institucionalizados.

A primeira dose começou a ser aplicada no dia 19 de janeiro, quando a técnica de enfermagem Fernanda Cândida foi a primeira a ser imunizada no município.

Até o momento já foram aplicadas 3.034 doses. De acordo com a enfermeira referência técnica da Central de Imunização, Marcela Machado Santos, as doses recebidas serão aplicadas nos grupos prioritários da Fase 1, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Somente após encerrada a vacinação da Fase 1 é que se pode pensar em iniciar uma segunda fase, sempre seguindo as recomendações do Ministério da Saúde”.

Plano de Contingência

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o Plano de Contingência Municipal para Vacinação contra a Covid-19.

A Prefeitura esclareceu que o plano foi elaborado tendo como referência o Plano de Contingência para Vacinação Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação e o Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações, ambos manuais do Ministério da Saúde.

Fonte: G1

COMPATILHAR: