O Ministério da Saúde destinou ao município de Divinópolis, 620 testes sorológicos para garantir maior agilidade na identificação de casos e auxiliar no monitoramento do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que os testes rápidos serão para diagnosticar profissionais da saúde que apresentarem sintomas.

A prioridade para trabalhadores que estão na linha de frente de enfrentamento ao coronavírus, é explicada pelo número reduzido de testes. O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, explicou a importância dos exames para o grupo. “Essas pessoas lidam diretamente com diversos casos suspeitos, todos os dias. Nosso objetivo é cuidar dessa força de trabalho para que possam seguir firmes, salvando vidas”, conta.

Critérios para realização do teste rápido

O exame de Sorologia para a Covid-19 detecta a presença de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao vírus SARS-CoV-2. Os testes rápidos são feitos apenas após o sétimo dia (período em que o teste tem uma sensibilidade maior) do início dos sintomas de síndrome gripal, como tosse, congestão nasal, dificuldade para respirar, febre e dor de garganta. Ainda assim, depois de 14 dias após o contato com pessoa positiva para a doença.

O resultado sai em até 20 minutos e é um procedimento qualitativo para realização de triagem e diagnóstico. Caso o indivíduo teste positivo, deverá ficar em isolamento individual por até 14 dias.

Fonte: G37

COMPATILHAR: