O caminhão com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegou a Divinópolis por volta das 11h7 desta terça-feira (19). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a imunização vai começar ainda nesta terça, seguindo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

No final desta manhã, a Prefeitura informou que irá aplicar a primeira dose da vacina em uma mulher, profissional da área da saúde e com histórico de trabalho no enfrentamento ao coronavirus. O nome da servidora não foi divulgado. O ato irá ocorrer durante uma coletiva de imprensa agendada para às 15h.

O carregamento com mais de 4 mil imunizantes saiu de Belo Horizonte com destino à Superintendência Regional de Saúde (SRS), com sede administrativa em Divinópolis. A SRS será responsável por gerenciar a distribuição dos imunizantes aos mais de 50 municípios da região macrooeste.

“Houve muito planejamento da nossa parte, do Estado, para que fosse possível receber essas vacinas e entregar o mais rápido possível, com segurança, para os municípios. Alguns municípios ligados a Regional vão receber as doses hoje, e outros amanhã. O município que receber a dose e conseguir se organizar, já está autorizado a vacinação naquela população que tiver maior risco”, afirma o superintendente da Regional, Júlio Barata.

O Superintendente falou ainda sobre a expectativa de pessoas a serem vacinadas neste primeiro momento, nas cidades do Centro-Oeste de Minas.

“Vamos conseguir vacinar 10.661 pessoas em toda a macrorregião, nos 53 municípios. É muito importante frisar que isso é apenas num primeiro momento, onde a indústria conseguiu produzir essas doses para todo o Estado. Vamos proteger o grupo mais vulnerável da nossa região. Assim que houver a produção e distribuição de novas doses da vacina, vamos repetir esse processo, este protocolo, para que chegue a toda população”, ressaltou o superintendente.

Serão aplicadas duas doses nas pessoas consideradas prioritárias, dentro do grupo de risco qualificado pelo Ministério da Saúde.

Nesta segunda (18), o secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo, disse em entrevista coletiva, que o repasse estipulado pelo Estado representa 2% da população de Divinópolis. Pela previsão da Semusa, em 24h, todas as doses serão aplicadas pelas seis equipes de vacinação em um esquema que a Prefeitura tem chamado de tático móvel.

De acordo com o Governo de Minas, os imunizantes vieram de São Paulo em uma aeronave que pousou no aeroporto de Confins, por volta das 21h desta segunda (18). Ocorreu um ato simbólico no aeroporto com a vacinação de cinco profissionais de saúde do estado.

Das mais de 577 mil doses da Coronavac destinados ao Estado, 60 mil vão ficar para à capital mineira. A vacina CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. A distribuição foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste domingo (17).

Fonte: G1

COMPATILHAR: