As medidas restritivas decretadas pelo governo de Minas Gerais, federal e municipal, para conter o avanço do novo coronavírus, refletiram em queda na criminalidade em Divinópolis. É o que revelam a Delegacia Regional de Polícia Civil e a Polícia Militar.

De acordo com números das Polícia Civil, no período de pandemia, foi registrada uma redução de 60% de homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados da PM seguem a mesma tendência e teve o pico de queda em março, com 44% de redução dos crimes violentos.

As polícias Civil e Militar informaram que seguem atuando fortemente na atuação contra crimes diversos no período de quarentena, que estabeleceu suspensão de diversos serviços.

Polícia Civil

Segundo o delegado regional, Leonardo Pio, nos primeiros 15 dias de quarentena foram despachados mais de 12 mil Registros de Eventos de Defesa Social (Reds), ou seja, 12 mil pessoas que aguardavam uma resposta de resolução de crimes da Polícia Civil, passaram a tê-las no período de isolamento social.

A redução, conforme destacou o delegado, se estende a outros crimes como tráfico de drogas, violência contra mulher, que é uma frente que a polícia tem atuado com veemência, e também tem produzido resultado significativos. A diminuição dos crimes se estende às regiões das quais a delegacia regional é responsável.

“A Polícia Civil tem intensificado o conjunto de ações e de operações, visando o combate efetivo aos crimes violentos. Essas ações têm produzido resultados significativos para a cidade de Divinópolis e região. Tanto é que comemoramos a redução de 60% no número de homicídios.Essa média também se estende às demais cidades da região”, destacou Pio.

Para o delegado, manter a ordem no período de pandemia é resultado de uma equipe integrada e compromissada em prestar serviço de segurança.

“Isso é resultado de uma equipe que capacitamos e especializamos e está dedicada à entrega de serviço de excelência para a sociedade”; declarou.

Balanço da Polícia Militar

Os dados da 7ª Região de Polícia Militar, Unidade de Direção Intermediária responsável pelo policiamento em 50 municípios e 40 distritos do Centro-Oeste de Minas, seguem na mesma tendência.

A PM salientou que, neste ano, a corporação apresentou uma melhora significativa e diminuição considerável nos índices relativos à criminalidade geral, especialmente, os relacionados à criminalidade violenta.

A corporação avaliou que tem conseguido reduzir, mês a mês, de forma sustentável, os números de ocorrências de crimes violentos. Houve redução no mês de janeiro, comparado com o mesmo período em 2019, na casa dos 22%.

No mês de fevereiro, segundo a PM, foi notada uma redução de 26% comparado com o mesmo mês no ano passado. Em março, a PM constatou um pico de redução na criminalidade violenta de 44% no mês. Para o trimestre, em relação com 2019, a PM aponta um saldo acumulado de redução de 30,5%.

Especialmente no momento de pandemia do novo coronavírus, a PM enfatizou que tem empregado todos os policiais nas ruas. Os policiais militares que, rotineiramente, trabalham no serviço administrativo vêm sendo empregados, todos dias, no policiamento ostensivo.

Mesmo os militares que realizam função específicas, como aqueles lotados na Banda de Música, estão sendo empregados em atividades de policiamento ostensivo.

A realização de operações policiais que evidenciem a presença policial nas ruas também tem sido reforçada, com maior presença nos centros comerciais, nos bairros e nas praças.

Fonte: G1

COMPATILHAR: