Divinópolis registrou mais três tremores de terra na sexta-feira (14). Dois na madrugada, às 2h58 e 3h04 e o terceiro à noite, às 21h04. Agora, já são ao menos 7 ocorrências desse tipo em 1 semana no município, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

O primeiro registro foi na terça-feira (11), o tremor foi 3.0 na Escala Richter, o número é considerado magnitude baixa. Os demais registros variam entre 1.6 e 2.9 de magnitude.

A Prefeitura disse, após o segundo registro, na quarta-feira (13), que entrou em contato com a Central de Sismologia, do Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo para notificar e saber mais informações sobre o ocorrido.

Os tremores foram sentidos por moradores dos bairros Lagoa dos Mandarins, Icaraí, Centro Industrial, Ponte Funda, Belvedere, Manoel Valinhas e Danilo Passos.

Registros na RSBR

Tremores de terra registrados em Divinópolis

DataHoraMagnitude
14/0121h042.2
14/013h041.6
14/012h582.0
13/0122h301.8
13/0118h322.9
13/0118h252.8
10/0123h133.0
Fonte: RSBR

Chamados

Quando ocorreu o segundo abalo sísmico, o g1 procurou o Executivo e o Corpo de Bombeiros para saber se houve algum registro de atendimento por causa do fato.

Segundo a Prefeitura, foram muitas pessoas que ligaram para questionar o que teria ocorrido. Não houve registros por parte dos bombeiros.

Diante dos chamados, a Administração Municipal emitiu uma nota e disse que a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC), juntamente com o prefeito Gleidson Azevedo (PSC), o secretário de Administração, Thiago Nunes, e a diretora de Comunicação, Samara Souza, entraram em contato com a Central de Sismologia, do Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférica da Universidade de São Paulo para notificar e saber mais informações sobre o ocorrido.

“Jackson Calhau Souza, que faz parte do corpo técnico administrativo do setor, solicitou que todo divinopolitano que tenha sentido o tremor deve acessar link, na área ‘Sentiu Ai’ e informar sobre o ocorrido. O relato dos divinopolitanos pode auxiliar os estudiosos a descobrirem as possíveis causas dos tremores sentidos na cidade, nos últimos dias”, finalizou a nota.

Tremor de terra

De acordo com a RSBR, tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.

Ainda segundo a RSBR, magnitude entre 6 e 7 provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Magnitude entre 7 e 8 danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo e magnitude entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções e magnitude maior que 9 destruição total com ondulações visíveis.

Fonte: g1 Centro-Oeste

COMPATILHAR: