O povo mineiro demonstrou novamente sua solidariedade, proporcionando um Natal mais feliz às milhares de crianças que escreveram para o projeto Papai Noel dos Correios. Os resultados positivos dessa iniciativa confirmam, a cada ano, o seu acolhimento pela sociedade. Das 205 mil correspondências que chegaram à empresa em Minas Gerais, 95% delas (cerca de 195 mil) foram apadrinhadas. Minas também está sendo destaque no cenário nacional, já que (em números parciais) dos cerca de 280 mil pedidos atendidos em todo o Brasil, quase 70% deles foram contemplados no Estado.
Todos esses números demonstram o avanço do projeto no território mineiro nos últimos anos. Houve aumento de mais de 50% no número de crianças apadrinhadas em relação a 2007 (126 mil) e mais de 130% se comparado com 2006 (83 mil). O intenso movimento de pessoas nas unidades dos Correios na capital e no interior, a parceria institucional com a Cemig e com diversas outras empresas e organizações, além do apoio decisivo da imprensa contribuíram para o sucesso da 20ª edição do projeto, que teve a sua origem no Estado em 1989.
Os procedimentos implantados neste ano proporcionaram mais flexibilidade e comodidade aos padrinhos, como a expansão do número de postos para adoção de cartas na capital e no interior, que foi possível por meio da parceria com a Cemig. A companhia de energia disponibilizou à população 135 pontos de recebimento e apadrinhamento em todo o Estado, que registraram cerca de 13 mil cartinhas recebidas e mais de 11 mil adotadas.
O Papai Noel dos Correios integra as ações de Responsabilidade Social da empresa e o desempenho bem-sucedido em 2008 mostra que a iniciativa não é mais somente da ECT, mas de toda a sociedade.
Norte, Leste e Triângulo Mineiro: 100% de apadrinhamento
O interior do Estado também mostrou sua força na hora de adotar uma cartinha. Destaque para as regiões Norte (Montes Claros), Leste (Manhuaçu) e do Triângulo Mineiro (Uberlândia), que alcançaram a meta de 100% dos pedidos atendidos, apadrinhando cerca de 6,5 mil, 9,5 mil e 12 mil cartas, respectivamente. Belo Horizonte, como acontece todos os anos, foi a localidade que recebeu e adotou o maior número de cartas no Estado: foram 76 mil recebidas e 72 mil apadrinhadas, representando 95% de atendimento.
Em Formiga
Em Formiga a atitude da população não foi diferente da de todo o Estado. Segundo informou a Gerente da Agência dos Correios em Formiga, Jaurísia Maria de Araújo, das 534 cartas enviadas para o projeto, 508 foram apadrinhadas pelos cidadãos formiguenses ou por empresas locais, como a Cemig e o supermercado ABC.
Araújo comenta que, graças à divulgação realizada, a população se sensibilizou. ?A divulgação feita foi realmente grande, muitas pessoas se comoveram e adotaram as cartinhas, promovendo um natal melhor para todas essas crianças?, comenta.

COMPATILHAR: