A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e a Associação de Proteção aos Animais de Formiga (Apaf) divulgaram nessa semana, o balanço das castrações realizadas de janeiro a junho deste ano.

De acordo com as informações, 434 animais (sendo 288 cães e 146 gatos) foram esterilizados por meio do Centro de Defesa à Vida Animal (Codevida), órgão público responsável pelo controle de zoonoses no município.

As esterilizações foram realizadas sob a coordenação da médica veterinária Fernanda Pinheiro Lima, diretora do Centro e os serviços prestados pela empresa VET CARE, sob a direção do médico veterinário,Awilson Viana, especialista em clínica e cirurgia em pequenos animais.

Os recursos financeiros foram oriundos do Conselho Estadual de Defesa de Direitos Difusos (Cedif). Esses recursos foram obtidos por meio de um projeto apresentado pela Apaf e cobrirão os custos de 500 esterilizações cirúrgicas (castração) de caninos e felinos do município de Formiga.

As ações contam ainda com a parceria do Unifor-MG, clínica Veterinária VET CARE, o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da 4ª Promotoria de Justiça, a Polícia Militar de Meio Ambiente e a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA-II).

Doze municípios da região Centro-Oeste e Sul de Minas já realizaram visitas técnicas. Dos 434 animais castrados até o momento, 100 deles são da zona rural, por meio de parceria com a ARPA-II.

Durante todo o ano de 2013, 355 animais foram castrados e em 2012, mais 700 animais passaram pelo procedimento em apenas 6 meses, já que o Codevida foi inaugurado em julho

daquele ano. O objetivo desse trabalho é o controle populacional de cães e gatos da área urbana e rural do município.

Imprimir
Comentários