A Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde / Vigilância Ambiental realizou, na última semana – 7 a 11 de janeiro- o 1º Levantamento de Índice Rápido ao Aedes Aegypti (LIRAa) de 2013.
Durante os cinco dias de trabalho, foram visitados 4.908 imóveis e, entre estes, 109 tinham foco positivo do inseto. Do total de imóveis, 102 são residenciais e sete são lotes vagos.
Os dados apontam um índice de infestação predial de 2,2%, o que, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, coloca Divinópolis em situação de alerta.
Considerando que, nesta época do ano o clima favorece a proliferação dos insetos, acelera seu processo de maturação, contribuindo para o aumento significativo do número de casos da doença, e a recente reintrodução do vírus DEN4 no Brasil, e seu isolamento em Minas Gerais, inclusive em cidades próximas a Divinópolis, é fundamental a tomada de medidas de intervenção, imediatamente.
Operação da semana
Nesta segunda-feira (14), a Vigilância Ambiental iniciou várias ações de intensificação de combate à dengue, priorizando as localidades com maior risco de transmissão.
Todos os lugares, onde foram detectados focos positivos serão revisitados e, seus proprietários, informados do risco da doença, além de serem convidados a participar do combate. A equipe de bloqueio de transmissão vai investigar todos os casos suspeitos de dengue.
A diretoria de Vigilância em Saúde orienta que, em caso de suspeita de dengue, procure a unidade de saúde mais próxima à sua casa.

COMPATILHAR: