O Circuito Bibliotecas de Xadrez chegou em sua fase final nesta quarta-feira (25). O primeiro colocado foi Cássio Gomes Lemos, seguido por Luis Antônio Arruda Soares e em terceiro lugar ficou Gabriel Silva Gonçalves. Nenhum dos três classificados é formiguense.
As partidas, além da semifinal, ocorreram na Biblioteca Municipal Dr. Sócrates Bezerra de Menezes. A primeira e segunda fase foram realizadas nas Bibliotecas Donateli Gandra, no bairro Quinzinho, e na Osório Garcia, no bairro Ouro Negro.
Além dos três primeiros colocados, a final contou com a participação de Mariana Ribeiro Teixeira, Luis Felipe Veloso de Lima e Ludwig Monteiro Alvarenga.
O árbitro de xadrez do quadro da Federação Mineira de Xadrez (FMX), responsável pelo circuito, Alex Arouca ressaltou a iniciativa das bibliotecas em promoverem o campeonato. ?Primeiramente, reconheço e parabenizo a grande iniciativa das Bibliotecas Municipais de Formiga, que promoveram este Circuito de Xadrez, principalmente por ter sido nas férias, época em que a garotada fica um pouco ociosa. Foi uma ótima oportunidade dos formigueses praticarem e aprenderem durante um ?aberto? de tão alto nível, com presença, inclusive, de campeões brasileiros de xadrez escolar?.
De acordo com Alex Arouca, no último dia do circuito, no torneio final, participaram três jogadores de outras cidades e três formiguenses, que são praticamente os três melhores enxadristas (a nível escolar) da cidade. ?O resultado geral mostrou o quanto temos [xadrez formiguense] a melhorar. Os três ?de fora? ficaram com as três primeiras colocações do Circuito. Isso nos leva a pensar: Por que??, questionou o professor.
Ainda de acordo com o árbitro, ?apesar de toda a evolução que teve o xadrez formiguense, principalmente nos últimos três anos em Formiga, acho que ainda estamos longe das cidades onde a prática do esporte já faz parte da cultura local. Enquanto não tivermos ações como a criação de um ?Clube de Xadrez? formiguense e uma maior quantidade de torneios, inclusive abertos à participantes de outras localidades, como foi este Circuito Bibliotecas, ficaremos sempre cometendo o ?último erro? e não o penúltimo?, explicou.

COMPATILHAR: