O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde divulgou na semana passada os números relativos à campanha de vacinação contra a influenza A H1N1. As atividades tiveram início em Formiga no dia 9 de março e seguiram o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Juliana Castro, explica que, considerando todos os grupos, inclusive as crianças de dois e menores de cinco anos, 84,57% dos moradores já foram vacinados, equivalente a 33.071 pessoas.
Juliana Castro afirma que, para alguns grupos, a campanha ainda precisa continuar, como as gestantes, crianças de dois e menores de cinco anos e pessoas de 20 a 39 anos, que ainda não completaram o quantitativo estimado para vacinação, determinado em 80% para cada categoria.
?Essa é uma campanha trabalhosa, mas, com o empenho das equipes de saúde, conseguimos resultados favoráveis. Os profissionais dos PSFs [Programas de Saúde da Família] continuarão vacinando as pessoas dos grupos citados até que a meta estipulada seja atingida. E quanto mais rápido as pessoas pertencentes aos grupos citados procurarem se vacinar, melhor será, porque a dose demora alguns dias para conferir proteção?, destaca Juliana Castro.
Em relação aos dados, é indispensável esclarecer que o número da população a ser vacinada é uma estimativa feita pelo Ministério da Saúde. Alguns grupos ultrapassaram a quantidade determinada, enquanto que outras categorias ainda não atingiram a meta estipulada pelo governo federal.
Gripe comum
Até o dia 2 de junho, foram vacinados 6.552 dos 8.763 idosos que devem receber a vacina contra a gripe comum em Formiga, o que corresponde a 74,7%. Ainda faltam 459 idosos para que o município alcance a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.
A coordenadora lembra que a vacina contra a gripe sazonal previne de complicações da doença como, por exemplo, pneumonias e que, a cada ano, a vacina é modificada com o objetivo de prevenir infecções contra os tipos mais comuns de vírus que circulam durante o inverno. Ela destaca ainda que é indispensável que a pessoa se vacine anualmente, pois, a cada vacinação, quem recebe a dose adquire proteção contra novos tipos de vírus.
?Muitos idosos têm ?medo? de tomar a vacina, alegando que ela causa gripe. Mas isso não é verdade. A dose é segura e não tem capacidade de causar a doença. Como toda vacina, ela pode causar algum tipo de reação, como dor no local da aplicação, mal estar, febre etc. Mas o incômodo é passageiro e não causa nenhuma complicação. Caso a pessoa apresente algum sintoma, ela deve retornar ao posto de saúde para receber orientações. Os idosos acamados podem fazer contato na unidade de saúde próxima a sua casa para que a equipe de saúde proceda à vacinação?, explica Juliana Castro.
Confira os números de pessoas vacinadas em Formiga
Trabalhadores de saúde ? 1.003 vacinados (149,26% do total)
Gestantes ? 829 (55,97% do total)
Doentes crônicos < 60 anos ? 4.512 (118,79% do total) Doentes crônicos > 60 anos ? 1.753 (173,0% do total)
Crianças < 2 anos ? 1.125 (104,62% do total) 20 a 29 anos ? 11.617 (78,57% do total) 30 a 39 anos ? 9.924 (69,63% do total) Crianças de 2 a 5 anos ? 2639 (33,0% do total) Total - 33.071 (84,57% do total)

COMPATILHAR: