Por Priscila Rocha 

O ano de 2019 começou violento em Formiga. De acordo com levantamento feito pelo Últimas Notícias, apenas em janeiro foram registrados dois assassinatos e três tentativas de homicídio. Um dos crimes foi configurado como feminicídio.

O primeiro crime violento do ano ocorreu no dia 5 de janeiro no Terminal Rodoviário. Um jovem de 20 anos sofreu uma tentativa de homicídio durante um desentendimento nas proximidades dos quiosques. Segundo a Polícia Militar, ele foi agredido com socos e chutes por um jovem de 23 anos que sacou uma arma de fogo e efetuou três disparos. Os tiros não atingiram o jovem.

O segundo crime, configurado como feminicídio, foi registrado no dia 10 e chocou a cidade. A esteticista Milena Siqueira, de 37 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-namorado, Emerson Modesto de Faria, de 45 anos. Ele atirou também contra a filha de Milena, de 17 anos, e se matou em seguida. O crime ocorreu no bairro Recanto da Praia.

Milena não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A filha dela, Bárbara Siqueira, foi encaminhada para o hospital de Divinópolis com uma perfuração no peito e uma lesão na mão esquerda. A adolescente recebeu alta na quarta-feira da semana passada (23).

O segundo homicídio do mês foi registrado no dia 20. Heitor Venâncio Vilela de 17 anos foi assassinado com dois tiros na cabeça, no bairro Ércio Rocha.

O suspeito pelo assassinato, J.P.G.C. (conhecido como “Neguinho”) de 25 anos, foi preso na sexta-feira passada (25). Segundo a Polícia Civil, ele confessou o crime e informou que estava sendo ameaçado pela vítima. O suspeito foi preso na residência de parentes no bairro Novo Horizonte.

A terceira tentativa de homicídio foi registrada na terça-feira (29) no bairro Geraldo Veloso. Carlos Jerônimo da Silva Junior de 20 anos foi alvejado com quatro tiros. Dois suspeitos são procurados pela Polícia.

Balanço

Em 2018 seis pessoas foram assassinadas no município. No dia 5 de janeiro, a PM registrou um duplo homicídio na comunidade rural de Frazões. Em fevereiro foi registrado um homicídio na segunda-feira de carnaval, em Furnastur. Os outros crimes ocorreram no dia 21 de julho no bairro Rosário, no dia 7 de setembro um homem de 34 anos foi morto ao tentar assaltar uma mercearia no bairro Lajinha e, em novembro, um jovem de 23 anos foi assassinado no bairro Geraldo Veloso.

O número foi menor do que no ano anterior. Em 2017 foram registrados nove homicídios. De acordo com levantamento feito pelo UN, foram cinco mortes causadas por armas de fogo, três por arma branca (faca) e uma por agressão. Em 2016, foram registrados cinco assassinatos durante todo o ano.

 

COMPATILHAR: