O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou no sábado passado (26) sua convenção estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Cerca de mil militantes, de 81 cidades, entre eles 25 militantes de Formiga, lotaram o plenário e as galerias. A síntese do encontro pode ser expressa no slogan do evento: ?Minas no rumo do Brasil?.
Além do apoio à candidatura de Hélio Costa/PMDB ao governo de Minas, que contará também com o apoio do PT, o PCdoB definiu o apoio a Fernando Pimentel (PT) para o Senado. Os comunistas aprovaram uma chapa própria para a Assembleia Legislativa, encabeçada pelo atual deputado Carlin Moura, sendo que o vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo) foi indicado para o pleito. Para a Câmara Federal, foram lançados sete nomes. Na capital, o apoio será à atual deputada Jô Moraes e, no interior de Minas, ao ex-secretário executivo do Ministério do Esporte Wadson Ribeiro. O PCdoB reivindica também a segunda vaga em disputa para o Senado e apresentou o nome do vice-presidente da legenda Zito Vieira.
Dr. Reginaldo, em seu discurso na convenção, destacou a diminuição em 7% dos indicadores do índice de pobreza do Brasil com Patrus e enfatizou que a disputa é plebiscitária, ressaltou que essa disputa tem um papel imprescindível para desmascarar o projeto neoliberal que está em Minas. Dr. Reginaldo falou da ousadia do PCdoB nas eleições de 2006 quando lançou chapa própria à Assembleia e do seu papel nessas eleições. ?Estamos crescendo pela força da legenda, de nossa militância, pois, hoje, temos uma chapa mais mobilizadora, mais bem representada, que aglutina todos os tipos de pessoas, que será fundamental para reforçar a presença do PCdoB na ALMG?.
Os planos
Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias, Dr. Reginaldo disse que o PCdoB está procurando ter uma postura de regulamentar a ?papelada? junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pois, devido ao projeto ficha limpa, as exigências aumentaram muito.
Questionado sobre dobradinhas e parcerias, pretende fazer uma dobradinha com o deputado Odair Cunha/PT. Um dos slogans de sua candidatura será ?O seu voto é o seu poder?.
Sobre os planos para a campanha, Dr. Reginaldo disse que, juntamente com o partido, ele está estudando a campanha, preparando materiais especializados para Formiga, planejando formas de mostrar aos eleitores formiguenses a necessidade de ter um deputado da cidade e as deficiências, mostrar também o poder do voto formiguense, conscientizar a população para valorizar o próprio voto, de analisar bem os candidatos e verificarem se eles estão incluídos no ?ficha limpa?.
Dr. Reginaldo disse ainda que está participando desde o início do movimento iniciado pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para apoiarem candidatos da terra, ele é o representante da Associação Médica e Regional de Formiga. Segundo Dr. Reginaldo, no próximo dia 7, haverá uma nova reunião, agora com os candidatos da cidade já definidos. A intenção das entidades que lideram o movimento é fazer um debate com os candidatos, como informou o comunista.
Com relação à busca de apoio junto a outros partidos, Reginaldo dos Santos disse que tem conversado com membros do PMDB e do PT, mas que os partidos estão esperando as definições das próprias legendas, pois estão nas fases de apoios e coligações, por isso, ainda não puderam fechar alianças. Entretanto, Dr. Reginaldo enfatiza que as parcerias do PCdoB com o PMDB e PT devem ser buscadas independentemente das candidaturas dos deputados, visando também as eleições majoritárias.

COMPATILHAR: