Após o recesso de 15 dias, as reuniões na Câmara Municipal voltaram nesta segunda-feira (1º). Na ocasião, José Aparecido Monteiro (Zezinho Gaiola/PMDB) foi empossado como vereador.
Zezinho Gaiola é filiado ao PMDB e foi o suplente do peemedebista Moacir Ribeiro na última eleição, cujo mandato foi cassado, pela segunda vez, no dia 8 do mês passado, em expediente assinado pelo juiz Richard Fernando da Silva (Vara Criminal).
O vereador José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM) destacou que em virtude da perda do mandato de Moacir Ribeiro passará a assumir, a partir daquele momento, a presidência da Casa nos próximos cinco meses deste ano, além disso, enfatizou o desempenho do ex-colega de trabalho. ?Quero ressaltar que nesses últimos cinco meses do ano, estaremos desempenhando um trabalho dentro da legalidade, conforme determina a Constituição Federal, a Lei Orgânica do nosso município e de acordo com o Regimento Interno desta casa. Com bastante transparência estaremos dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela mesa diretora, que tinha Moacir Ribeiro como presidente. Essa data com certeza será marcante na política formiguense. O povo de Formiga durante sete eleições seguidas conduziu Moacir Ribeiro para a Câmara de Formiga. O amigo Moacir sai desta legislatura, mas já está marcado na história política de Formiga. Tenho certeza de que o vereador Zezinho Gaiola estará nos ajudando a defender as causas da população menos favorecida do nosso município ?.
Zezinho Gaiola, que já foi vereador no período de 2001 a 2004, usou a ?Tribuna do Povo? e fez o juramento: ?Prometo defender e cumprir a Constituição e as Leis da República e do Estado. A Lei Orgânica do município, bem como desempenhar leal e honradamente o mandato que me foi confiado pelo povo formiguense?.
E prosseguiu: ?Quero agradecer primeiro a Deus, por estar nesta Casa mais uma vez, aos meus familiares e a população, pois são a razão de estar aqui. Estou aqui como empregado do povo e vou fazer um trabalho honesto, assim como na outra Legislatura, pois se não fizesse, não estaria aqui hoje. Quero agradecer a fala dos meus colegas e mostrar meus sentimentos pelo Moacir, pois sempre gostei dele como político, foi um cara que deu a vida dele pela política em Formiga. Peço a Deus que ilumine ele e toda a sua família?.
Após ser empossado, Zezinho Gaiola ocupou seu assento junto aos demais edis. Os vereadores deram as boas vindas ao novo colega de trabalho e destacaram a atuação de Moacir Ribeiro na política formiguense. Cid Corrêa/PR disse que estava feliz, pois sabe que Zezinho Gaiola também está ao lado dos menos favorecidos. ?Precisamos de sua ajuda para lutarmos por melhorias na nossa cidade e sabemos que o senhor estará ao nosso lado e ao lado do povo. Nesta legislatura tivemos como companheiro o amigo Moacir Ribeiro que tem meu respeito e minha amizade. Ele escreveu a história na política formiguense?.
Gonçalo Faria/PSB fez um discurso emocionado em homenagem a Moacir Ribeiro. ?Quero lembrar da pessoa do Moacir, que tive a oportunidade de conviver e de admirar todas as coisas que ele fez em prol das pessoas mais humildes e a favor do município de Formiga. Quero dizer a você Moacir, que a vida prega peças na gente e espero que esta peça logo você consiga se desvencilhar. Você é uma pessoa que se entregou durante 28 anos em um trabalho em prol das pessoas mais carentes. Via aqui como as pessoas procuravam você, tinham em você um porto seguro. Essa Casa mesmo com todos nós aqui não vai ser a mesma coisa, vai faltar o companheiro Moacir Ribeiro, que contava os ? causos? e alegrava as pessoas e o Moacir que chorava. Ele se envolvia e se emocionava com as necessidades do povo que chorava do fundo do coração. Quero também desejar ao Zezinho boas vindas, já que conhecemos sua índole e esta Casa ganha muito com sua vinda, por ser um trabalhador honrado e sei que você defende aquilo que você pensa?, contou Gonçalo Faria.
Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB) disse que mesmo conhecendo pouco Zezinho, teve informações elogiosas de seu caráter e postura e lamentou também a saída de Moacir Ribeiro. Edmar ferreira/PT destacou os trabalhos de Moacir Ribeiro na Câmara Municipal. ?Como ele mesmo diz, quando uma porta se fecha, Deus abre várias outras e tenho certeza que ele vai continuar trabalhando para o povo de Formiga e o Zezinho aqui tenho certeza que estaremos trabalhando juntos para o povo de Formiga também?.
Eugênio Vilela/PV destacou o respeito que tem por Moacir Ribeiro. ?A vida nos prega algumas situações. Por mais que a pessoa esteja preparada é doloroso. Somos homens públicos e nossos atos são questionados e fiscalizados e tem que ser mesmo. É muito sério a nossa situação enquanto legisladores. Que o Zezinho consiga desenvolver um bom trabalho em nossa cidade, que faça um bom mandato?.
Mauro César também destacou a atuação de Moacir Ribeiro no Legislativo. ?Tenho a profunda admiração pelo Moacir, não foi só eu que senti este baque, mas toda a população de Formiga, pois é um homem que respira a cada dia a necessidade dos mais humildes e mais carentes. Ao Zezinho, hoje temos orgulho de tê-lo nos quadros de nosso partido. Seja bem vindo, é uma pessoa que admiro e respeito muito?.
José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) destacou a popularidade de Moacir. ?Uma pessoa modesta e singular numa sociedade tão individualista. Convivi com ele aqui por sete anos, fazendo o bem às pessoas mais pobres. Moacir não enriqueceu na política, o que que tem este homem? Só quem já passou por um processo, ter que ir à Justiça, sabe como comporta o coração deste homem. Ao Zezinho desejo sucesso e que ele consiga nessa trajetória êxito e paz?.

Imprimir
Comentários