Nesta terça-feira (21), a Terra vai passar pelo solstício de verão, marcando o fim da primavera e dando início ao verão, que promete ser mais chuvoso do que a média, ainda mais com o fenômeno La Niña em ação. Mas o verão vem com um bom espetáculo preliminar. É que na madrugada desta segunda-feira (20) para terça (21) ocorrerá um eclipse lunar total, visível no Brasil.
Por volta das 3h30 (pelo horário de Brasília) a Lua deve entrar na penumbra da Terra e seu brilho começa a esmaecer. A partir das 4h30, aproximadamente, a Lua toca a umbra, ou a parte mais escura da sombra terrestre, e aí sim seu brilho começa a diminuir bastante. Às 5h40, a Lua estará totalmente na umbra e ela vai adquirir uma cor alaranjada, que pode variar do laranja claro ao escuro, quase cor de tijolo. Esse é o efeito dos raios de luz do Sol que atravessam a atmosfera da Terra e iluminam a Lua.
Dependendo da poluição da nossa atmosfera, a coloração da Lua varia entre tons mais claros e mais escuros, quando a atmosfera está mais ?suja?. O auge do eclipse deve ocorrer por volta das 6h18, já com o dia claro, portanto, menos impressionante. Mas quem acordar cedo terá um despertar diferente.

COMPATILHAR: