A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) lançaram, nesta quarta-feira (27), o edital Apoio a projetos de pesquisa em educação. Pesquisadores de todo o Estado envolvidos com o tema já podem enviar suas propostas, que devem abordar a análise das políticas públicas de Minas Gerais. Ao todo, serão investidos R$ 500 mil nas propostas aprovadas.
Durante a cerimônia, que contou com a presença de reitores, pró-reitores e gestores da área de ciência e tecnologia, a secretária de Educação, Vanessa Guimarães, destacou a importância da parceria. A proposta é potencializar a ação do Estado na área de ciência e tecnologia para promover a educação. Através do edital, desejamos que as universidades tomem a educação pública como tema para projetos de pesquisa, ressalta.
O diretor científico da Fapemig, Mario Neto Borges, completa: Partimos da premissa de que educação, juntamente com ciência, tecnologia e inovação, são pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma nação. Com essa iniciativa, a Fundação e a Secretaria de Educação convidam os cientistas mineiros a pesquisar, com base no rico acervo da secretaria, novas e eficazes formas de contribuir para o avanço da educação fundamental e média em Minas Gerais.

Sobre o edital
O edital tem cinco linhas temáticas: ensino fundamental; ensino médio; educação profissional; educação especial; e educação de jovens e adultos. A proposta é que os pesquisadores utilizem o banco de dados da Secretaria de Educação para subsidiar seus projetos.
As propostas contempladas terão prazo de execução de 12 meses. Entre os itens financiáveis estão equipamentos, softwares, diárias e passagens e bolsas de estudos. O edital completo já está disponível no site da Fapemig: www.fapemig.br/editais.
O prazo para encaminhamento dos projetos vai até 30 de setembro. Vale lembrar que as propostas deverão ser encaminhadas no formato eletrônico, por meio do aplicativo AgilFAP (www.fapemig.br/agilfap). Informações complementares podem ser obtidas na Central de Informações da Fapemig, no endereço [email protected] A Secretaria de Educação também prestará orientação aos interessados. O contato pode ser feito por telefone – (31) 3379-8651/8396/8561 – ou e-mail: [email protected]

Imprimir
Comentários