Durante os dias 09, 10 e 11 de setembro foi realizado na Capital Sustentável? que conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos ? OEA, de vários Ministérios e órgãos do Governo Brasileiro e de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais, abordou em sua VIII edição o tema ?Em Busca de Soluções?.
O Editor do Jornal Nova Imprensa e do Últimas Notícias, jornalista Paulo Coelho, esteve presente durante todos os três dias de Encontro e participou como coordenador, palestrante e presidente de mesa.
O Encontro Verde das Américas , ?Conferência das Américas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável? que conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos ? OEA, de vários Ministérios e órgãos do Governo Brasileiro e de inúmeras outras instituições nacionais e internacionais, abordou em sua VIII edição o tema ?Em Busca de Soluções?.
O objetivo do evento, também chamado de Greenmeeting, é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, com discussões concretas e objetivas, envolvendo o maior número de instituições e segmentos da sociedade, do Brasil e do exterior. Ampliar o seu alcance e democratizar as discussões para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências bem sucedidas que permitam a sua aplicação em áreas com problemas similares.
Os temas principais do VIII Encontro Verde das Américas a serem discutidos no plenário principal, estão diretamente relacionados com as preocupações sócio-ambientais globais e locais, deste início de século. Que são:

? Mudanças Climáticas e a contagem regressiva para 2012;
? Meio Ambiente Urbano e Áreas de Riscos;
? Amazônia: uma responsabilidade global;
? Saneamento Básico: uma necessidade absoluta;
? Florestas e Biodiversidade;
? Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento;
? O desafio do Desenvolvimento com a Sustentabilidade Energética;
? Recursos Hídricos: um direito de todos;
? Biotecnologia e segurança alimentar;
? Desastres Naturais e Combate as Causas da Pobreza.

Direto de Brasílias com informações de Paulo Coelho

Embaixadores e Ministros de Meio Ambiente relatam ações e providencias de seus países, em busca da redução do efeito estufa

China:
A maior hidrelétrica do mundo está sendo construída na China, com 26 turbinas e capacidade de 9.09 gigawatts de potência. A informação foi dada nesta quarta-feira, 10, pelo embaixador da China no Brasil, Chen Du Quing, durante sua palestra no VIII Encontro Verde das Américas.
Ele reconheceu que a China ainda precisa de um grande esforço na caminhada pelo desenvolvimento sustentável com produção de energia limpa. ?Infelizmente, a maior parte da energia é produzida com o carvão, o maior produtor de gases de efeito estufa?, lamentou. Ele afirmou que embora a China tenha maior território do que o Brasil, este tem uma área verde bem maior do que a China. Ele garantiu que seu país está empenhado em cumprir o acordo assinado em Kioto e garantiu que já foi criada a agenda 21 no sentido de mudar os rumos econômico e sócio-ambiental do país.

Alemanha
Já o ministro da Alemanha no Brasil, Hermann Sausen, na mesma ocasião, elogiou o Brasil pelos trabalhos a nível governamental e não governamental que vêm sendo realizados no país para o desenvolvimento sustentável e proteção do meio ambiente. Ele afirmou que o Brasil tem sido um grande parceiro nessa luta pela preservação ambiental e redução da emissão de gases poluentes..
Ele garantiu que a Alemanha está com a meta da redução de gases de efeito estufa de cerca de 60 a 70% até 2050 no que ele chamou de 3ª Revolução Industrial, garantiu que desde o Protocolo de Kioto o país já diminuiu 20,4% dessa emissão.

Japão
Já o ministro do Japão no Brasil, Tatsuo Arai, garantiu que a meta do Japão é de conseguir a redução em 60 a 80% e que embora essa seja uma luta difícil, está sendo realizada com apoio da sociedade civil. ?Criamos vários projetos para a criação e implementação de tecnologias inovadoras e uso da tecnologia já disponível. Entre esses projetos está o que prevê a redução de 1kg de emissão por pessoa?, afirmou. Ele explicou que para isso foi incentivada a diminuição do tempo de banho em 1 minuto; redução da temperatura de aquecedores em 1 grau e aumento nos níveis de temperatura dos aparelhos de ar condicionado também em 1 grau; evitando o uso de sacolas plásticas em supermercados, exibindo uma sacola ecológica, criada para esse fim; evitando comprar produtos acondicionados em isopor, e preferindo modelos econômicos de eletrodomésticos; desconectando a tomada de aparelhos eletro eletrônicos quando não estão em uso e desligando o carro em engarrafamentos ou quando o veículo está parado, evitando também freadas e aceleração brusca. ?Com essas medidas calculamos que é possível cada um reduzir cerca de 1 kg por dia na emissão desses gases?, concluiu.

O Greenmeeting vem divulgando temas e experiências como essas que podem ser aproveitadas por pessoas de todo o país e de outros países que participam do Fórum, colaborando com a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no planeta.

COMPATILHAR: