Educadores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG ? Campus Formiga) realizaram uma passeata na tarde desta terça-feira (3). A concentração ocorreu no Terminal Rodoviário. Em seguida, os professores percorreram algumas ruas em direção ao centro da cidade até a Ponte dos Três Irmãos.
Com nariz de palhaço, cartazes, panfletos e até um caixão feito de papelão, os profissionais demostraram insatisfação com o governo federal que ainda não chegou a um acordo em relação ao reajuste salarial dos servidores.
Os professores estão em greve desde o dia 4 de junho e os técnicos administrativos desde o dia 11.
?A realidade vivenciada pelos professores, técnicos e estudantes é muito diferente da propaganda oficial do governo federal. Faltam salas de aula, laboratórios, restaurantes estudantis, bibliotecas e banheiros. Ninguém deveria ser submetido a trabalhar, a ensinar e aprender num ambiente assim?, ressalta a comissão de greve.
Segundo informou o professor de informática, Carlos Bernardes Júnior, existe uma negociação emperrada com o governo desde o ano passado. ?Em 2008, tivemos uma modificação em nosso Plano de Carreiras e não houve nenhum aumento. Em agosto, os professores disseram que entrariam de greve e o governo se propôs a aumentar 4% nos salários. O prazo era até o dia 30 de março deste ano, assinaram o papel, mas não cumpriram o combinado?.
O educador disse ainda que até o momento ainda não há avanço nas negociações. ?O governo fala que vai apresentar uma proposta, mas não fala que vai conceder um aumento. Não houve um avanço desde agosto do ano passado. Falaram que haveria melhorias como reestruturação, 10% do PIB, laboratórios de qualidade, mas não fizeram nada. Não existem servidores e professores na rede federal de ensino, algumas faculdades tiveram vestibulares cancelados?, explicou Carlos Bernardes.
Até o momento, não há uma data para a volta às aulas. ?A greve é forte e a turma não vai voltar não. O governo vai ter que se pronunciar?, concluiu.
Mais informações sobre a greve pelo endereço docentescampusformiga.blogspot.com.

COMPATILHAR: