A egressa Ludmila Cristina de Oliveira graduou-se em ciências biológicas pelo Unifor-MG em 2007 e, desde então, dedica-se à pesquisa na área de Citogenética Vegetal. Ainda na graduação, ela começou a trabalhar com um tema relacionado, apresentando seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre técnicas de bandeamento cromossômico, sob a orientação da professora Lília Rosário Ribeiro.
Desde que ingressei no doutorado, o Governo Federal tem aumentado o número de bolsas para os estudantes que desejam estudar no exterior. Como eu sempre sonhei com isso, e uma vez que recebi muito apoio da minha orientadora Giovana Augusta Torres, submeti o projeto na modalidade PDSE (Programa Doutorado Sanduíche no Exterior), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e obtive aprovação da bolsa para cursar um ano do meu doutorado na University of Wisconsin, nos Estados Unidos.
Estou muito feliz diante das tantas oportunidades que essa aprovação me trouxe: de fazer pesquisa em uma universidade de excelência, de aprimorar meus conhecimentos na língua inglesa, de conhecer outro país, outra cultura, outra forma de viver. Espero retornar ao Brasil no próximo ano em condições de levar boas contribuições à comunidade científica brasileira?, comentou a egressa.
Ludmila Cristina de Oliveira ressaltou a importância de correr atrás dos objetivos e comentou sobre a contribuição do Centro Universitário de Formiga para essa conquista. ?Antes de ingressar na pós-graduação, eu achava que mestrado e doutorado era só para quem tinha inteligência acima da média. Estudar fora do Brasil, com financiamento do governo, eu nem ousava colocar nos meus planos. Como sei que muitos estudantes têm um pensamento parecido, gostaria de dar a minha opinião aos interessados em seguir a carreira acadêmica: desde o ingresso no mestrado, no doutorado, até a aprovação da bolsa para cursar o doutorado sanduíche nos Estados Unidos ou em qualquer outro país do mundo, tudo isso é muito mais uma questão de esforço e determinação do que propriamente de inteligência. O curso de Ciências Biológicas do Unifor-MG nos dá plenas condições para essas conquistas. É só sonhar, mantendo os pés no chão?, concluiu a egressa.

COMPATILHAR: