A egressa do curso de fisioterapia do Unifor-MG, Paula Alvim Pacheco, foi aprovada para cursar doutorado pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário, terceira maior cidade da Argentina. O processo seletivo foi realizado em Belo Horizonte, em março, e o resultado divulgado no dia 30 do mesmo mês.
?Após me inscrever, passei por uma prova sobre conhecimentos relacionados à área que pretendo trabalhar na minha tese, teste de língua espanhola e, depois de aprovada, fiz a entrega do currículo e das cartas de apresentação dos professores?, detalha.
O curso será desenvolvido em Rosário, durante dois anos. Nesse período, os participantes deverão ir à cidade quatro vezes, onde permanecerão por um mês, tendo encontros em tempo integral, das 8h30 às 19h, e, aos sábados, até às 13h. O primeiro será promovido em julho, quando os estudantes irão conhecer os professores responsáveis pelo curso, todos doutores ou pós-doutores. ?O tempo em que estivermos no Brasil será dedicado ao desenvolvimento da tese. Após o período de aulas, teremos de dois a quatro anos para terminar o trabalho e apresentá-lo à banca avaliadora, também na cidade de Rosário. O curso será realizado todo na língua espanhola, tanto aulas teóricas como partes escrita e oral?, explica a ex-aluna.
Paula, que residia no município de Oliveira, conta que pretende desenvolver sua tese na área de hidroterapia e que, provavelmente, seu campo de pesquisa será em Formiga, onde, atualmente, reside e trabalha. ?Tenho contado com uma ajuda muito importante e especial para o desenvolvimento inicial da minha tese. Um dos professores da especialização que fiz em hidroterapia, o holandês Johan Lambeck, tem me apoiado bastante nesse projeto, além de ser um dos nomes mundiais mais respeitados da área?, diz a egressa.
A fisioterapeuta comenta que deseja voltar-se para a área acadêmica, que sempre foi um sonho. ?Quero dividir todo o conhecimento que irei adquirir durante o curso com os futuros profissionais. O Ensino Superior será, certamente, um caminho que irei traçar, após a conclusão do doutorado. Porém, não pretendo deixar de lado os meus pacientes, tanto os da academia quanto os domiciliares. Na verdade, irei unir as diferentes vertentes de atuação do fisioterapeuta no mercado de trabalho?, conta.
O Unifor-MG
Paula relata a importância de sua formação acadêmica, além da essencial participação do Unifor-MG em sua conquista. ?Formei-me há pouco tempo e, por isso, fiquei imensamente feliz pela notícia da aprovação. Sei que serei bastante cobrada por todos que me querem bem, tanto em relação à conclusão do curso quanto em obter êxito nos meus estudos. Devo tudo isso à minha família e também ao meu namorado, que sempre me incentivaram, de forma bastante carinhosa e efetiva. Além disso, agradeço aos professores do Unifor-MG, principalmente à coordenadora do curso, professora Roberta Avelar Araújo Garcia, à professora Ywia Danieli Valadares e à professora Ana Paula de Lourdes Pfister, que me forneceram as cartas de apresentação, parte do processo seletivo do curso. Todos os momentos de estudo que tive na instituição foram imprescindíveis para o meu aprimoramento, tanto os promovidos na sala de aula quanto os estágios. Os docentes são, na verdade, responsáveis por tudo o que sei na área da fisioterapia. Agradeço ao Centro Universitário por ter me proporcionado esse importante e sólido ganho de conhecimento e crescimento. Divido com os professores e a equipe de trabalho do Unifor-MG a felicidade que sinto agora?, contou.
Formação
Paula tem 23 anos e formou-se em fisioterapia, em julho de 2010, pelo Centro Universitário de Formiga. Além disso, possui curso de pilates e especialização em hidroterapia ? Método Halliwick, certificado pela IHTN – International Halliwick Therapy Network, a técnica Ai Chi, pelo Aqua Dynamics Institute, e o Método Bad Ragaz é certificado pela Fundação Método dos Anéis de Bad Ragaz, sediada na Suíça. A egressa trabalha na Academia Fisio Estetic, de Formiga, onde atua como fisioterapeuta, principalmente nas áreas de hidroterapia e pilates, e professora de dança, nas modalidades jazz e ballet. Atendimentos domiciliares também são feitos pela ex-aluna.

Imprimir
Comentários