Em agosto, o egresso do curso de química, Celso Antônio da Silveira, recebeu o título de mestre pela Universidade Federal de Itajubá/MG (Unifei). O professor se formou no Unifor-MG em 2006 e, desde 2007, atua no mercado de trabalho em sua área de formação.
O trabalho, intitulado ?Desenvolvimento de compósito ternário como atuador magneto-eletro-mecânico para aplicações biomédicas?, foi apresentado a uma banca examinadora composta pela professora Maria Aparecida Zaghete Bertochi da Universidade Estadual Paulista (Unesp); pelo professor Demétrio Artur Werner Soares (Unifei); pelo professor Rossano Gimenes (orientador); e pela professora Milady Renata Apolinário Silva (co-orientadora).
Segundo Celso Silveira, o curso de mestrado teve início em março de 2007 e sua pesquisa teve como objetivo principal desenvolver um material compósito à base de polímero e cerâmica, capaz de absorver substâncias com efeito biomédico e que respondam a estímulos externos, como campo magnético, campo elétrico, pH, entre outros, para guiar e liberar, de forma controlada, tais substâncias.
Ele comenta a importância da pesquisa desenvolvida. ?Os sistemas de liberação de drogas têm como objetivo o direcionamento do agente de liberação no organismo, aumentando a eficiência do fármaco, prevenindo e reduzindo o abuso indiscriminado desse, diminuindo, assim, a toxicidade e os efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, apresentam como vantagem a simplificação do esquema posológico, a manutenção do nível terapêutico, a redução dos picos plasmáticos e a proteção do fármaco?, disse.
O egresso comenta a formação adquirida no Centro Universitário. ?O ótimo ensino oferecido pelo Unifor-MG foi de grande importância para meu ingresso no curso de mestrado e também para minha atuação no mercado de trabalho. Além do excelente curso oferecido pela instituição, agradeço aos meus professores orientadores, que sempre me apoiaram muito, tanto no curso quanto no trabalho de iniciação científica, um dos méritos para que eu pudesse ingressar no curso de mestrado. Obrigado a todos!?.
Atualmente, o professor Celso Antônio trabalha como professor na rede estadual de ensino, além de ser tutor do curso defFísica (modalidade a distância) da Unifei.

COMPATILHAR: