Duas chapas concorrem à eleição do Conselho Diretor da Fundação Educacional Comunitária Formiguense (Fuom), mantenedora do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) e do Colégio Aplicação, que ocorrerá nesta sexta-feira (29).
Conforme Edital 01/2011, publicado no dia 6 de abril, a partir daquela data até o dia 18 de abril estava aberto o prazo para a apresentação de requerimento de chapas. No dia 19 de abril, pela manhã, em razão da apresentação de um único requerimento de inscrição até a data limite, fixada no edital, foi enviada correspondência aos membros, comunicando a existência de chapa única, com votação por aclamação. A chapa é encabeçada por Marco Antonio de Sousa Leão.
Entretanto, às 18h30 do dia 19 de abril, foi apresentado o requerimento formulado por outra chapa, encabeçada por Helena Akiko Kai. Depois de análise e profundos debates, os Conselhos Diretor e Fiscal da Fuom, tendo em vista os princípios democráticos, além de interpretação dos preceitos estatutários, considerou dentro do prazo o referido requerimento, ainda que o mesmo não preenchia todos os requisitos do Estatuto da fundação. Assim, as partes interessadas foram notificadas para que, em 48 horas, o requerimento fosse retificado.
Depois da retificação apresentada, um dos componentes da segunda chapa inscrita não conseguiu preencher um dos requisitos do Estatuto da Fuom, por isso o pedido havia sido indeferido. Chegou a ser comunicado que prevaleceria a chapa única, conforme foi relatado em um documento datado do dia 27 de abril, assinado pelo vice-presidente do Conselho Diretor da Fuom, Remaclo José Antunes Couto.
Porém, no dia 28 de abril, outro documento assinado pelo vice-presidente do Conselho Diretor foi enviado aos membros da Assembleia Geral da Fuom, informando que, após nova retificação apresentada, os conselhos analisaram a documentação e decidiram deferir o requerimento da chapa de Helena Akiko Kai, assim, as eleições serão disputadas pelas duas chapas inscritas.
A primeira chapa é composta por: Marco Antonio de Sousa Leão, presidente; Celso José Moura, vice-presidente; Georges Khouri, membro efetivo; José Ivo da Silva, membro efetivo; Ubiratan de Brito Mota, membro efetivo; Maria Hilda de Carvalho Maia, 1ª suplente, e Cirlanda Marques Chave, 2ª suplente.
A segunda chapa conta com: Helena Akiko Kai, presidente; Maurílio José dos Reis, vice-presidente; Fernando Bernardes de Castro, membro efetivo; Danilo César Elias, membro efetivo; Antônio Claret Rodrigues da Costa, membro efetivo; Quirino José de Mendonça, 1º suplente, e Marilza Rios de Melo, 2ª suplente.

COMPATILHAR: