A um ano e meio das eleições, os partidos já se mobilizam para cacifar os nomes que vão disputar o pleito do ano que vem. Uma das principais estratégias, adotada desde agora, é dar aos postulantes uma espécie de banho de mídia, colocando-os como estrelas dos propagandas partidárias na TV.
O PSDB já começou uma tática de guerra para alavancar e expor nacionalmente o nome do senador mineiro Aécio Neves, presidenciável da legenda. Para isso, a principal ideia é fazer do tucano o show man dos programas de televisão da sigla, a partir de maio, quando ele deve assumir a presidência nacional do partido.
Mais do que colocá-lo em rede nacional, a tática do PSDB passa também pelos diretórios estaduais da agremiação. Caciques do partido em Estados como Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro já cederam ao menos metade das 40 inserções regionais de 30 segundos na telinha para o tucano mineiro. Especialmente no Nordeste, a iniciativa é valiosa para Aécio, uma vez que o senador mineiro ainda sofre com o desconhecimento do eleitorado na região.
Paralelamente, o PSDB também já contratou o marqueteiro carioca Renato Pereira para montar os programas em que o senador aparecerá na televisão.
Ele é um publicitário mais novo, de perfil dinâmico, que combina com o Aécio, afirma o presidente estadual do partido, deputado federal Marcus Pestana. Pereira tocou as campanhas do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PMDB), e de Henrique Capriles, que disputou a Presidência da Venezuela contra Hugo Chávez no ano passado.
Minas
No PT, a bola da vez é o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que deve disputar o governo de Minas. Pimentel já estrelou propagandas partidárias da legenda nas últimas semanas, funcionando como uma espécie de apresentador que mostra os avanços pelos quais o Brasil passou ao longo de dez anos dos governos petista de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff.
É uma propaganda institucional, partidária. O próprio partido é que tem delineado o caminho dessas inserções na TV, explica o presidente do PT em Minas Gerais, deputado federal Reginaldo Lopes. Embora não assumam publicamente, a intenção dos petistas é fazer o nome de Pimentel se tornar mais conhecido, especialmente no interior de Minas, uma vez que o ministro, como ex-prefeito de Belo Horizonte, tem o nome consolidado na região metropolitana.
Dentro do PMDB mineiro, a ideia é também dar visibilidade à empreitada do senador Clésio Andrade de disputar o governo de Minas. Clésio já apareceu em propagandas eleitorais da legenda, e a ideia é que, ao longo deste ano, se torne o principal personagem do partido na propaganda partidária peemedebista.
Outra legenda que se movimenta em torno de uma pré-candidatura é o PP de Minas Gerais, do vice-governador Alberto Pinto Coelho. Nome bastante cotado para o governo de Minas, ele foi figura de destaque nas últimas inserções da legenda na TV e no rádio em Minas Gerais, na semana passada.
Pinto Coelho, inclusive, já teve seu nome ungido pelo comando nacional do partido como efetivo pré-candidato no ano de 2014.

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