Nas eleições deste ano, a cidade de Carmo do Cajuru, no Centro-Oeste de Minas têm apenas um candidato a prefeito. 

O atual prefeito Edson Vilela (PSB) é o único candidato ao Executivo. A candidatura dele ainda aguarda julgamento pela Justiça Eleitoral. Em Carmo do Cajuru, são 18.088 eleitores e nas eleições de 2016, a cidade teve três candidatos à Prefeitura.

Em todo o Brasil, 106 dos 5.568 municípios onde haverá eleição municipal neste ano, apenas uma pessoa se candidatou para ocupar a prefeitura.

Segundo a Justiça Eleitoral, nas cidades onde há apenas um concorrente, é necessário apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito. Na prática, portanto, o candidato precisa apenas votar em si mesmo.

Candidato único

Conforme a Lei das Eleições, um candidato precisa, para ser eleito, de 50% dos votos válidos mais um. Votos brancos e nulos não contam como válidos.

No caso de municípios com apenas um concorrente, basta um único voto válido para que o candidato seja eleito.

Caso a candidatura seja indeferida definitivamente pela Justiça Eleitoral após o dia 26 de outubro, com todos os recursos já julgados e não for dado prazo para a substituição da chapa ou do candidato, as eleições são canceladas.

Se o indeferimento da candidatura ocorrer após a votação, em 15 de novembro, o município terá que passar por um novo processo eleitoral.

Matéria do G1

print
Comentários