Os eleitores que precisam tirar ou transferir seu título de eleitor devem procurar o cartório eleitoral mais próximo até o dia 5 de maio. A data é o prazo final para a realização dos serviços antes do primeiro turno das Eleições 2010, marcado para o dia 3 de outubro. O prazo também é válido para quem precisa trocar de seção eleitoral, como portadores de necessidades especiais.
Na capital paulista, os eleitores das zonas eleitorais da Bela Vista (1ª ZE) e Santana (249ª ZE) que procurarem os respectivos cartórios para alistamento, transferência de domicílio ou segunda via do título serão cadastrados no sistema de identificação biométrica, uma novidade nestas eleições.
O sistema foi instalado em caráter experimental apenas nessas duas zonas da capital. Porém, no dia 3 de outubro, data das eleições, esses eleitores serão identificados pela forma tradicional. O objetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é alimentar aos poucos o cadastro digital para as eleições posteriores às de 2010.
No atendimento, os eleitores serão fotografados e registrarão no sistema da Justiça Eleitoral as impressões digitais dos dedos das mãos. Esses dados ficarão armazenados e serão utilizados futuramente para identificação do eleitor, aumentando assim a segurança do processo eleitoral.
Sistema implantado
O município de Nuporanga, a 391 km de São Paulo, será o único no estado a ter a nova Identificação no dia das eleições. No Brasil, cerca de um milhão de eleitores de 43 municípios devem ser identificados pelo novo sistema.
Mais de 4.500 eleitores de Nuporanga fizeram o recadastramento para a identificação biométrica para essas eleições. O número representa quase 83% dos 5.545 inscritos na cidade que foram chamados a comprovar seus endereços. Aqueles que não fizeram o cadastro do seu título de eleitor ou tiveram o documento cancelado e têm até o dia 5 de maio para regularizarem a situação.
Nuporanga foi escolhida para o recadastramento biométrico porque já iria passar por revisão do eleitorado. Os eleitores já teriam que comparecer ao cartório, no período de 1º de dezembro a 19 de março, para comprovar o domicílio na cidade.
A principal vantagem da biometria é a segurança na hora da identificação do eleitor, que ocorrerá pela impressão digital. Para aumentar a segurança, serão incluídas fotos nos cadernos de votação, que serão conferidas quando a identificação pela digital não for possível.

COMPATILHAR: