Depois de usar um eletrodoméstico, muita gente passa apenas uma esponja com detergente ou uma água quente por cima. Mas aparelhos e utensílios de casa exigem alguns cuidados extras, para evitar a contaminação por fungos e bactérias e eventuais problemas de saúde.
A limpeza dos aparelhos deve ser feita de acordo com o uso. No caso de fogão e geladeira, a higiene completa pode ser realizada a cada três ou quatro semanas. Os outros eletrodomésticos devem estar limpos na hora em que forem usados, para não contaminar os alimentos.
Segundo o infectologista Caio Rosenthal, dar uma ?geral? nos eletrodomésticos previne também bactérias conhecidas como coliformes fecais, que são os piores indicadores de higiene e podem causar vários sintomas, como mal-estar, diarreia, vômito e desidratação.
A doutora em microbiologia de alimentos Maria Teresa Destro e o engenheiro de serviços especializado em eletrodomésticos Vinícius Rizzo ressaltam que os aparelhos podem ser separados em dois grupos: quentes e frios. Os primeiros são: sanduicheira, torradeira, forno elétrico, fogão e micro-ondas. Os segundos são: liquidificador, espremedor, mixer, batedeira, processador e geladeira.
No caso do micro-ondas, o ponto mais sujo são as paredes, onde o excesso de gordura deve ser retirado porque atrapalha o desempenho do produto. Na sanduicheira e na torradeira, é importante passar um pano ou espátula depois de usá-las, para tirar qualquer resíduo. No espremedor, a parte mais vulnerável é o coador, que tem bastante contato com o alimento.
Depois de serem muito utilizadas, as vasilhas plásticas acabam ficando com um fundo áspero, com pequenos buracos, tipo de superfície que as bactérias adoram ficar. Por isso, deixe-as em uma solução com água e água sanitária (2 colheres de sopa do produto para 1 litro de água). A escovinha também deve ser colocada, de vez em quando, de molho nessa solução.
Além disso, os panos também podem ser veículos de bactérias e fungos. A sugestão é lavá-los junto com as roupas de cama, mesa e banho, na máquina.
O sabão pode ser qualquer sabão, tanto detergente quanto de coco. A escova pode ser uma de dentes, exclusiva da cozinha, ou outra escova portátil. A bucha deve ser uma esponja de cozinha simples, daquelas amarelas com palha de aço. Mas só use a parte amarela, porque a mais áspera pode arranhar os produtos.
O cuidado com produtos muito abrasivos na limpeza dos eletrodomésticos. Não use itens como soda cáustica, desinfetantes, ácidos de limpeza e limpa-inox para limpar os eletrodomésticos. Além de correr o risco de manchar e corroer os aparelhos, esses produtos ainda ficam no recipiente e podem passar para a comida, causando contaminação.
Se a geladeira sua, há problemas na refrigeração, provocados por um dos seguintes motivos:
– Armazenagem de alimentos demais e regulagem inadequada
– Alguma coisa quente e úmida que foi colocado na geladeira e a água evaporou
– Problema na borracha de vedação
Nesse caso, é preciso baixar a temperatura e deixar o aparelho mais frio. Outra dica é observar se o suor vem volta da borda, para identificar se o problema é na borracha.
O que acontece quando engolimos bactérias?
Quando ingerimos um alimento contaminado, ele desce até o estômago, onde está o suco gástrico. As enzimas digestivas e o ácido do estômago matam parte das bactérias.
Se algumas sobrevivem, vão para o intestino, onde não há enzimas nem ácidos para eliminá-las. Portanto, lá os micro-organismos encontram o ambiente ideal para se reproduzir. É essa proliferação que dá sintomas como enjoo.
Para se defender, o corpo tenta expulsar as bactérias, provocando vômito ou acelerando o funcionamento do intestino ? daí a diarreia e a desidratação.

COMPATILHAR: