A Prefeitura de Arcos, por meio do Comitê Intersetorial de Combate a Dengue, a Zica e a Chikungunya, realizou na terça-feira (22), o mutirão de limpeza na região do Centro e no bairro São Judas. Agentes Comunitários de Saúde e servidores da Prefeitura recolheram 28 caminhões, com aproximadamente quatro toneladas de lixo.

Os moradores também receberam orientações importantes de como realizar a eliminação de criadouros do mosquito vetor Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zica e da chikungunya e, principalmente, foram esclarecidas sobre as novas características de adaptação de desova do mosquito, que nos últimos anos também vem eclodindo sua proliferação em ambientes inesperados, como caixa de esgoto, ralinhos, casca de ovo, recipientes de água de animais e aves, dentre outros.  

O indicado é que o cidadão tenha o compromisso de reservar ao menos 10 minutos por semana para fazer o controle de limpeza e eliminação de possíveis focos de larvas do mosquito.

Para a moradora do bairro São José, Andréia Santos, a população tem que ter consciência da responsabilidade e do controle permanente de ambientes em suas residências propícios a proliferação do Aedes. “Eu, pelo menos, tiro alguns minutos por semana para fiscalizar toda minha casa, mas infelizmente não tenho certeza se o meu vizinho tem essa mesma atitude. As pessoas deveriam também colocar a mão na consciência e não jogar lixo nas ruas, praças e lotes. Vergonha,” ressaltou.

Nesta fase final dos mutirões, o prefeito Denilson Teixeira acredita que a mensagem de conscientização alcançou a todos sobre a importância do combate ao mosquito. “Com a realização dos mutirões conseguimos ficar mais próximo das pessoas e levamos orientações enfáticas de sensibilização de que para estancarmos essa epidemia é necessária a colaboração de todos no combate ao mosquito,” enfatizou.

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: