Mais que promover o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostrou ontem que vai mesmo vincular o eventual sucesso das obras à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que pode ser candidata à Presidência da República em 2010.
A Dilma é na verdade a mãe, a tia e a avó do PAC, afirmou Lula, em discurso inflamado em Ribeirão das Neves, durante anúncio de mais investimentos do programa. Pouco antes, em Belo Horizonte, na Vila São José, a ministra Dilma cometeu um ato falho, em uma referência que pode mesmo ser a candidata ao Palácio do Planalto.
Queria cumprimentar todos os presentes que estão sob esse sol forte nos ouvindo falar. Queria desejar e dirigir um especial cumprimento às mulheres daqui da frente, que hoje animaram sem dúvida esse comício, disse Dilma, ao lado de Lula, na capital, onde também visitou obras do PAC.
Depois de dizer que Dilma é coordenadora do PAC, Lula pediu para a população ficar atenta e não se esquecer de quem é a autoria desses programas. É hora de eleição. Agora vocês precisam descobrir quem é que esteve e está com vocês há muito tempo ou quem vai aparecer de última hora, achando que é milagreiro, discursou Lula, que, em seguida lembrou também das eleições deste ano.
Apesar do evidente clima eleitoral, tanto em Neves quanto em Belo Horizonte, Lula negou que usa o PAC para fazer campanha e atacou a oposição. A minha oposição não gosta que eu ande, a minha oposição diz que faço campanha, mas não tem campanha, não sou candidato, afirmou.
E completou: Querem que eu fique dentro do gabinete vendo eles fazendo discurso contra mim. Entre ouvir eles falarem de mim e abraçar o povo deste país, eu vou para rua abraçar o povo, salientou. Para Lula, os políticos só cumprimentam os pobres em época eleitoral, ao contrário dele.
Também afirmou que oPAC é umareparação histórica para o país. Bem-humorado, Lula disse que a alta dos juros e a derrota do Corinthians lhe causaram um forte torcicolo. Eu não sei se foi por causa dos juros, não sei se foi por causa do massacre que o Corinthians recebeu do Goiás. Eu acho que tudo isso junto me deu esse torcicolo aqui, disse, comum colete ortopédico no pescoço.

COMPATILHAR: