Nessa segunda-feira (27), foi divulgado o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2020 realizado na cidade de Cláudio.

De acordo com informações da Prefeitura, o Índice de Infestação Predial (IIP) de 12,5 “não só apresenta um alto risco de epidemia, como foi o maior registrado desde 2014”, quando a metodologia começou a ser aplicada no município. Lembrando que o índice satisfatório, conforme o Ministério da Saúde, é de até 0,9.

O levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica ocorreu entre os dias 20 e 23 deste mês, com 713 imóveis vistoriados. A maioria dos focos foi encontrada no lixo doméstico (57) e nos depósitos móveis (42), que são os bebedouros de animais, vasos de planta e degelo de geladeira. Outros 10 criadouros foram localizados em terrenos baldios e 22 em tanques de obra e sanitários em desuso.

De acordo com a Prefeitura, os bairros Bela Vista, Marcelino Corradi e Parque Industrial Paulino Prado devem ter a atenção redobrada.

Outros dados

Na divulgação desta segunda-feira, a Prefeitura também informou que dos dados coletados, também chamou atenção o índice Breteau – que se refere a quantidade de focos do mosquito Aedes aegypti encontrados na mesma localidade.

O indicador apontou 14,4; muito superior a 0,9, valor de referência do Ministério da Saúde. Outro fator preocupante se refere a incidência do Aedes albopictus, suscetível ao vírus da febre amarela. Conforme o LIRAa mais recente, o índice foi de 18,7.

Aedes aegypti

A administração municipal reforçou o alerta que a melhor forma de se proteger contra as doenças causadas pelo Aedes aegypti é a prevenção.

Por isso é preciso que a população não deixe água acumulada em recipientes.

Qualquer dúvida ou mais informações sobre o assunto a população pode ligar para o (37) 3381 3066.

 

Fonte: G1||
COMPATILHAR: