No mesmo dia em que a população se depara com mais uma notícia de agressão a animais em Formiga, chega a notícia de que, crimes como  o cometido por um homem de 37 anos, no centro de Formiga,  nessa terça-feira (19), contra uma cadela, poderão receber punções mais severas.

Na noite dessa segunda-feira (18), foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, um projeto de lei de autoria dos vereadores Flávio Martins/PSC e Joice Alvarenga/PT, que prevê multa para a pessoa que praticar ato de crueldade contra os animais.

A proposta considera crueldade “toda e qualquer ação ou omissão que implique em sofrimento, abuso, maus tratos, ferimento de qualquer natureza, mutilação, transtornos psicológicos ou estresse em animais silvestres, nativos ou exóticos, domésticos e domesticados”.

No projeto, ainda são previstas multas para quem abandonar animais em logradouros públicos ou privados, podendo o valor ser aumentado caso o bicho seja de grande porte ou esteja com problemas de saúde; para quem conduzir por vias públicas animais sem coleira e guia adequadas ao tamanho; para quem comercializar animais em vias ou logradouros públicos ou distribuí-los a título de brinde ou sorteio.

Membros da Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf) estiveram na reunião para manifestarem apoio ao projeto.

Com a aprovação e possível sansão do prefeito Eugênio Vilela, Formiga passa a contar com mais um dispositivo legal em defesa dos animais.

 

 

 

COMPATILHAR: