Dos 40 clubes representantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, apenas o Cruzeiro sobrevive na lista dos times invictos. Muito graças a uma tradição mantida por Mano Menezes, e também por conta da Cabofriense e do Atlético-GO.

Após dois meses de bola rolando no país, o Cruzeiro não foi derrubado nenhuma vez. Com um jogo pendente da Copa Libertadores diante do Deportivo Lara, a equipe de Mano soma sete vitórias e quatro empates em 11 apresentações (75% de aproveitamento).

O trabalho do técnico gaúcho, inclusive, é pautado por arrancadas sem perder. Foi assim em 2017, com 21 jogos invictos – só derrotado apenas para o São Paulo na Copa do Brasil erguida pelo próprio Cruzeiro – e em 2018, quando só foi ser superado pelo o Racing, na Argentina (2×4) na estreia da Libertadores, numa sequência de sete triunfos e um placar de empate.

No atual cenário, Vasco da Gama e Goiás foram os últimos clubes da Série A a perder na temporada. O carioca caiu diante da Cabofriense no domingo (17), quando o Cruzeiro já havia renovado a invencibilidade ao rebaixar o Tupi – 3 a 0 – no sábado (16).

No mesmo dia, o Goiás poderia ficar ao lado do Cruzeiro nesta semana, entretanto acabou sofrendo nas mãos do rival Atlético-GO em derrota de 2 a1. Antes, o Esmeraldino havia sido eliminado da Copa do Brasil pelo CRB, mas nos pênaltis após empate no tempo normal.

Uma base montada, vencedora, com filosofia de jogo definida são aspectos que ajudam a explicar o padrão de comportamento do Cruzeiro de Mano. Que nos dois anos anteriores marcados por período invicto no começo do ano, findou a temporada com taça. “Nos treinamentos, o Mano é bem claro sobre o que ele pensa no modo de jogo da equipe. Procuramos conversar sempre também. Algo que tem ajudado o time, e também as novas peças que chegaram”, afirmou Marquinhos Gabriel.

Expandindo a comparação para a Série C, o Cruzeiro invicto é acompanhado por outras duas equipes do país. O Atlético Acreano, com 4 vitórias e 2 empates; e o Paysandu (5V e 3E) são times longe das derrotas.

Na contramão

Se o Cruzeiro celebra mais um momento de invencibilidade, um adversário tradicional vive situação oposta. O São Paulo, em 13 jogos, venceu quatro, empatou três e perdeu seis.

Entre os times de Série B, o São Bento é o oposto da equipe de Mano. Rebaixado para a Segundona do Paulista, não venceu nenhuma das 13 partidas, com 9 derrotas e quatro empates.

 

Fonte: O Tempo ||

COMPATILHAR: