Enquanto a maioria dos atletas está correndo atrás de um índice olímpico, ou disputando competições que valem vaga para a Olimpíada do Rio no ano que vem, 9.463 candidatos mineiros começaram na quinta-feira (8) sua própria competição para garantir sua participação nos Jogos.

Isso, porque foi inaugurado em Belo Horizonte o Centro de Formação de Voluntários para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Instalado na unidade da faculdade Estácio de Sá, da região Venda Nova, o centro foi criado para selecionar os 1500 que irão trabalhar no Mineirão, nas dez partidas de futebol, além de selecionar alguns candidatos para trabalhar no Rio.

As dinâmicas de seleção se estendem até o dia 22 de novembro. Após este período começam a ser enviadas as cartas para os selecionados. Depois, eles iniciam o treinamento que acontece entre fevereiro e março, no próprio centro. Para finalizar, será feito um treinamento no Mineirão.

Voluntário na Copa das Confederações e na Copa do Mundo, o jornalista Anderson Siqueira, de 31 anos, espera conseguir participar também da Olimpíada. “Trabalho como voluntário desde os meus 15 anos. Sempre que posso ajudar eu me candidato, e foi assim também com essas oportunidades. É muito legal poder aliar o voluntariado aos grandes eventos, acaba que participamos de forma direta e ajudando”, comemora.

Os voluntários que forem escolhidos terão de arcar com o gasto de moradia (hospedagem) e passagem (caso não morem em Belo Horizonte). Para os voluntários que almejam ir para o Rio, eles vão arcar com o gasto de passagem, hospedagem e precisam ter uma disponibilidade de pelo dez dias, nas datas das competições. O único benefício é que todos os selecionados ganharão um curso de inglês.

 

 

Hoje em Dia

COMPATILHAR: