Apenas 31,1% dos prefeitos mineiros têm curso superior completo e outros 14,5% têm pós-graduação. Além disso, 7,6% dos chefes do Executivo dos municípios de Minas não completaram nem o ensino fundamental, que, atualmente, vai até o 9º ano. A média do Estado, que conta com 853 municípios, é inferior à nacional, como mostra a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (30).
No Brasil, 38,7% dos prefeitos têm curso superior e 4,6% não completaram o ensino fundamental. O levantamento mostrou um recorte interessante também na proporção de mulheres à frente das administrações municipais. São apenas 675 prefeitas nos 5.570 municípios do país, o que corresponde a 12,1% das prefeituras. Já em Minas, somente 71 municípios contam com administrações femininas (8,3%), enquanto nas outras 782 cidades (91,7%), os prefeitos são homens.
Os dados apresentam um contraste se for levada em conta a porcentagem de mulheres no total da população brasileira: 51,5% de acordo com o último Censo do IBGE, de 2010. Além disso, de acordo com a própria pesquisa, na educação, as mulheres se destacam em relação aos homens. Ao todo, 20% das prefeitas do país têm pós-graduação e, de acordo com os pesquisadores do Munic, isso se deve ao fato de as mulheres terem a característica de esperar concluir os níveis de ensino para se lançarem em cargos do executivo municipal, ?exigindo para si melhor formação e escolaridade?.
Mesmo com o número de mulheres sendo maior que o número de homens, Minas conta com apenas 162 dos 853 municípios estruturados na área de formulação, coordenação e implementação de políticas para mulheres, o equivalente a 19% do total. O dado está abaixo da média nacional, onde são 27,5% das cidades estão munidas com essa estrutura, ou seja. 1.533 municípios.
Política de gênero
Minas Gerais também foi o destaque negativo no quesito política de gênero que, entre outras premissas, tem como objetivo igualar em justiça o tratamento dado tanto a mulheres como a homens. Foi constatado que a região Sudeste possui o menor percentual – 22.2% – de municípios com esse tipo de estrutura. Enquanto o Rio de Janeiro se destaca como o Estado em que 56,5% dos municípios contam com políticas de gênero, Minas é o último da lista, com apenas 19% das cidades com essa estrutura. O Nordeste foi a região onde há a maior cobertura da política de gênero, principalmente, Pernambuco, que possui 77,3% das cidades contempladas.
Catástrofes
Nos últimos cinco anos, quase metade do Estado sofreu com alagamentos e processos erosivos acelerados. Foram 345 municípios em que houve registros neste período, o equivalente a 40,4% das cidades mineiras. O número está acima da média nacional, que levantou que 37,1% das cidades do país tiveram ocorrências deste tipo.
Mesmo assim, apenas 323 municípios mineiros, ou seja, 37,9%, contam com instrumentos de gerenciamento de riscos de desastres causados por enchentes, inundações ou enxurradas nas áreas urbanas.

COMPATILHAR: