A Copa do Mundo de 2014 promete ser bem quente para os brasileiros. Não os torcedores. Mas sim os envolvidos direta ou indiretamente com ela. Junto com os novos estádios, nascem as desconfianças sobre obras superfaturadas e problemas internos no Comitê Organizador Local, na CBF e na Fifa. O mais recente resquício de diversas investigações em andamento caiu em cima de João Havelange. O dirigente brasileiro renunciou ao cargo de presidente honorário da Fifa, enquanto Joseph Blatter foi inocentado de qualquer irregularidade no caso de suborno envolvendo a extinta parceira de marketing esportivo ISL, segundo um relatório divulgado na última terça-feira pelo comitê de ética da Fifa. O relatório descreveu como ?moral e eticamente reprovável? o comportamento de Havelange na relação com a ISL, que era sócia da Fifa em ações de marketing, e faliu em 2001.
Subornos
Um promotor suíço disse em um documento judicial divulgado em julho passado que Havelange, presidente da Fifa entre 1974 e 98, e o também brasileiro Ricardo Teixeira, ex-membro do comitê-executivo da Fifa, receberam milionários subornos da ISL para selar contratos relativos às Copas da década de 1990. Teixeira, ex-genro de Havelange, renunciou ao comando da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, e também ao cargo na Fifa, no ano passado. Segundo o relatório, Nicolás Leoz, que renunciou na semana passada à presidência da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) também recebeu ?subornos? da ISL. O parlamentar suíço Roland Buechel disse na época da divulgação dos documentos que a Fifa precisava investigar mais o envolvimento de Leoz no cargo. A entidade posteriormente estabeleceu o seu próprio inquérito, comandado pelo advogado norte-americano Michael Garcia.
Verdades e consequências
As forçadas danças das cadeiras em algumas das principais entidades relacionadas ao futebol no mundo devem continuar. Existe uma movimentação para que José Maria Marin, atual e contestado presidente da CBF, assuma estrategicamente algum cargo na Conmebol. Marco Polo Del Nero, seu vice, assumiria a CBF. Em outra corrente, o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanches, tenta assumir o poder da Confederação Brasileira de Futebol.
Em alta I
Réver, capitão e zagueiro do Atlético, foi destaque no site da Fifa nesta semana. Chamado de ?arma multifuncional?, a entidade apontou que o zagueiro é eficaz na defesa e no ataque.
Em alta II
Novo zagueiro do Cruzeiro, principal contratação da história do clube, o zagueiro Dedé iniciou uma preparação física especial visando sua estreia com a camisa celeste. O defensor deve entrar em campo pela primeira vez pelo time mineiro contra o Resende, em partida da Copa do Brasil, dia 22 de maio.

COMPATILHAR: