Moradores de Belo Horizonte foram surpreendidos por um temporal entre a noite dessa terça-feira (16) e a madrugada de quarta-feira (17). Raios, trovões e ventos assustaram a população. Nenhuma ocorrência grave foi registrada pelos órgãos de segurança.

Em três horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram 23 milímetros (mm) de água. Mais cedo, já tinha chovido aproximadamente 30 mm. O acumulado representa 68,8% da média histórica de precipitação em abril deste ano, que é de 77 mm. O tempo instável deve continuar até esta quinta-feira (18) na capital mineira. Cidades históricas devem ter chuva, assim como o litoral capixaba, destinos procurados no feriado da Semana Santa. 

O tempo deve continuar instável em Belo Horizonte nesta quarta-feira. Na terça-feira, a cidade teve duas ocorrências de chuva. Durante o dia, o acumulado ficou em 30 milímetros. Já entre a noite e a madrugada, outros 23 mm. Em abril, a média histórica é de 77mm. “Em abril, já começa a diminuir as ocorrências de chuva, mas geralmente ocorre. Em maio, já fica mais seco”, explicou o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo. 

A chuva está sendo provocada por áreas de instabilidade que estão sobre o país. “Estamos com a atuação no Brasil Central, no Centro-Oeste e Sudeste do país. Mas, a partir desta quinta-feira começa a enfraquecer”, afirmou o especialista. 

Nesta quinta-feira, véspera de feriado, Belo Horizonte ainda tem possibilidade de chuva, assim como outros destinos preferidos dos mineiros. “A tendência é de chuva no Leste e Norte de Minas Gerais. Teremos a diminuição da chuva no Centro-Sul do estado, incluindo Belo Horizonte e região metropolitana. Nas cidades históricas, como Ouro Preto, Mariana e Congonhas, a tendência é de instabilidade de quinta-feira a domingo. No litoral do Crio de Janeiro, não teremos chuva no feriado, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado. Já no Espírito Santo a possibilidade é de pancadas de chuva isoladas”, disse Claudemir Azevedo.

 

Fonte: Estado de Minas||

COMPATILHAR: